No Piauí, presença das crianças e jovens na escola é quase universal

O IBGE traz dados sobre a situação educacional no estado do Piauí

O IBGE traz dados sobre a situação educacional no estado do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frequência à escola de pessoas de 6 a 14 anos de idade é quase universal no Piauí. O dado faz parte do módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, que também apontou redução no índice de analfabetismo no Estado. 

No Piauí, é praticamente universal  a presença das crianças e jovens de 6 a 14 anos de idade na escola. A taxa de escolarização nessa faixa etária chega a 99,9% no Estado, independentemente da etapa escolar cursada por essas pessoas. Entre os jovens de 15 a 17 anos, a taxa de escolaridade é de 90,5%. Aqueles com idade entre 18 e 24 anos, o percentual é de 38%.

No Piauí, presença das crianças e jovens na escola é quase universal

Segundo o estudo divulgado esta semana pelo IBGE, os índices de escolaridade do Piauí são superiores aos do Brasil em todas as faixas etárias. Das pessoas entre 6 e 14 anos no país, cerca de 99,7% frequentam a escola. A taxa de escolaridade entre os jovens brasileiros de 15 a 17 anos chega a 89,2% e, entre aqueles de 18 a 24 anos, é de 32,4%.

O Piauí também reduziu em cerca de 14% o índice de analfabetismo entre os idosos com 60 anos ou mais de idade. Nos últimos 10 anos, o percentual caiu de 55% no ano de 2010 para 41,3%, registrado na PNAD Contínua 2019.

A pesquisa também mostra que a proporção de pessoas analfabetas no Piauí diminui quanto mais jovem o grupo populacional, bem como a quantidade de anos de estudo cresce de maneira inversamente proporcional à idade: quanto mais jovens, mais anos de estudo.

 Unidade de Ensino de Jovens e Adultos (UEJA)

Quando consideradas as pessoas a partir dos 15 anos de idade, a taxa de analfabetismo caiu para 16% no Piauí, o que indica que os mais jovens estão tendo mais acesso à educação. Na comparação com 2016, tanto o estado quanto o país tiveram queda nos indicadores de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais de idade. O Brasil tinha taxa de 7,2% em 2016 e caiu para 6,6% em 2019 e o Piauí de 17,2% baixou para 16%, uma redução maior que a média nacional.

De acordo com Conceição Andrade, diretora da Unidade de Ensino de Jovens e Adultos (UEJA), até o ano de 2015, mais de um milhão de jovens e adultos estavam fora do sistema educacional, realidade que vem mudando ao longo dos anos e que vai ganhar mais investimentos. 

“O combate ao analfabetismo sempre foi um desafio encarado de frente pelo Governo. Aqui no estado sempre existiu um esforço muito grande para que a gente avance nessa área. Em 2019 tínhamos mais de 84 mil estudantes de Educação de Jovens e Adultos, esse número só não é maior porque existe, no caso do Fundeb, uma trava para que o Estado possa avançar além desses 80 mil. Então, o desafio é conseguir, a partir do programa Educar Piauí, ampliar a oferta de alfabetização para 200 mil pessoas, e o mais importante, tornar a EJA mais efetiva, ou seja, reduzir evasão dos programas de Educação de Jovens e Adultos, utilizando estratégias de incentivos para os estudantes e, ao mesmo tempo, também criando de alguma forma um vínculo dele com a profissionalização”, explica a diretora.

Para reduzir o índice de analfabetismo no Estado, não basta ensinar o jovem e adulto a ler, é preciso incentivar a alfabetização na idade certa, segundo o secretário de estado da Educação, Ellen Gera. “Um jovem com 15 anos já teria que ter concluído o Ensino Fundamental. Se nessa idade ele ainda não foi alfabetizado, é preciso que a gente tenha sim uma estratégia para trazê-lo de volta à sala de aula e para que ele permaneça na escola. E é preciso também que ele não deixe de estudar para trabalhar, o que ocorre muito. Por outro lado, é preciso que o Estado apoie as redes municipais, responsáveis pela alfabetização, para que as crianças aprendam a ler e a escrever na idade certa", justifica. 

 Unidade de Ensino de Jovens e Adultos (UEJA)

Segundo o secretário, o Governo do Estado deve lançar no segundo semestre um programa de alfabetização na idade certa em regime de colaboração com os municípios. O programa faz parte de uma das estratégias do Educar Piauí para reduzir os índices de analfabetismo. “A ideia é construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e Municípios para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Vamos trabalhar com o apoio da Associação Bem Comum, da Fundação Lemann e do Instituto Natura, que tem um histórico de sucesso em outros estados como Ceará e Pernambuco e que estão servindo de modelo para o Piauí”, detalha Ellen Gera.

O secretário Ellen Gera revela, ainda, que o Educar Piauí prevê investimentos em eixos voltados para qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura da rede estadual. “O nosso objetivo é elevar o grau de proficiência dos alunos da rede pública em todos os níveis de Ensino, corrigir o fluxo educacional e garantir a educação na idade certa, assim reduziremos os índices de distorção idade-série, de evasão escolar e abandono. Iremos investir na educação profissional e na infraestrutura das escolas. Como diz o governador Wellington Dias, teremos um Piauí antes e depois do Educar Piauí, essa é a nossa meta”, finalizou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES