No Piauí, raios ultravioleta atingem nível 13, considerado extremo

O índice chegou ao nível 13, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o penúltimo na escala do perigo extremo. Por causa disso, o piauiense deve redobrar os cuidados ao sair de casa

Onibus | Victor Gabriel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além das altas temperaturas enfrentadas durante os meses de agosto a dezembro, o piauiense deve redobrar os cuidados com os raios ultravioleta. Segundo os dados meteorológicos da Secretaria Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), o Índice Ultravioleta (IUV) no Estado está no nível 13, considerado extremo pelos especialistas.

A meteorologista, Sônia Feitosa explica que IUV é uma medida da intensidade da radiação, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra e representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. “Nesta época do ano a incidência dos raios ultravioleta sobre o nosso Estado é muito maior, isso porque, os raios estão nos atingindo diretamente sem haver nenhuma barreira de proteção, como as nuvens que ajudam a bloquear e a dissipar a emissão direta. A partir do nível 11 é considerado extremo”, conta.

Ainda segundo Sônia, há três níveis de intensidade de acordo com o horário do dia. Os raios solares de 08 às 10 horas são considerados nível A, que não causam problema para a pele. A partir das 11 às 15 horas, nível B, os raios estão mais intensos e atingem as camadas maios profundas da pele, provocando insolação e propiciam o aparecimento do câncer de pele. Os horários referentes do nível C, das 16 horas ainda provocam queimaduras mais leves.

Além do câncer de pele, os raios UV também provocam o envelhecimento precoce, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Por isso, ao sair de casa nesses horários o recomendável é utilizar bloqueador solar de fator de no mínimo 30, óculos de sol e uma sombrinha para que os raios não atinjam diretamente a pele ao andar no sol.

Chuvas chegam apenas no final de novembro 


Para quem se alegrou com as tempestades no final do dia nas últimas semanas, a meteorologia indica que foram casos isolados e ocorreram por conta de uma umidade vinda da Amazônia e da Bahia que encontraram o 
tempo seco e umidade relativa do ar muito baixa. As mesmas condições meteorológicas do início da semana devem continuar até domingo, ou seja, sem chuva com temperaturas acima de 40ºC.

A umidade relativa do ar deve continuar menor de 20%, considerado clima de deserto. “A previsão é que chuvas semelhantes a daqueles dias voltem a acontecer apenas no final de novembro, quando o período chuvoso deve 
ser iniciado e a temperatura fique mais amena. Enquanto isso, o indicado é que a população beba muito líquido para passar por esse calor sem maiores danos”, revela Sônia Feitosa.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES