No Piauí, só 24% usou preservativo em todas as relações sexuais

A maior taxa é do Amazonas (35,8%) e a menor é do Espírito Santo (18,1%)

Apesar do baixo índice, a média do Piauí ainda é superior à do Brasil | Foto: Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 aponta que menos de um quarto (24%) da população piauiense afirmou ter usado preservativo em todas as relações sexuais ocorridas nos 12 meses anteriores à data em que foi realizada a entrevista da pesquisa.  O uso do preservativo é considerado um método eficaz para a redução do risco de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, além de evitar a gravidez não planejada. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considera somente as pessoas com 18 anos ou mais de idade.

Apesar do baixo índice, a média do Piauí ainda é superior à do Brasil, onde somente 22,8% das pessoas adultas afirmaram ter usado preservativo em todas as relações sexuais ocorridas no período pesquisado. A maior taxa é do Amazonas (35,8%) e a menor é do Espírito Santo (18,1%).

Menor ainda é a proporção de pessoas adultas que procuraram o serviço público de saúde para obter preservativos. No Piauí, o índice foi de apenas 12,6%. Novamente, o país teve indicador inferior, com apenas 10,7%. Entre os estados, o Amazonas (22,9%) teve a taxa mais alta e Minas Gerais (7,1%) a mais baixa.

Apesar do baixo índice, a média do Piauí ainda é superior à do Brasil  - Foto: Pixabay

Cerca de 92,6% dos adultos piauienses informaram já terem tido relações sexuais alguma vez na vida, indicador que foi de 93,9% no Brasil. De acordo com a pesquisa, a idade média de iniciação da atividade sexual é de 17,5 anos no Piauí, um pouco superior à média no país, que é de 17,3 anos.

Tanto no estado quanto no país, a idade média de iniciação da atividade sexual é menor entre os homens na comparação com as mulheres. No Piauí, a idade média para os homens é de 16,3 anos, enquanto as mulheres iniciam a atividade sexual em torno dos 18,5 anos. No Brasil, a média entre os homens é de 16,4 anos e, entre as mulheres, de 18,1 anos.

Fonte: IBGE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES