No RJ, aloprados mostram falta de cidadania e solidariedade

Na noite de domingo (14), houve registro de muita aglomeração no Leblon. Festas desrespeitaram até a ordem de interdição da prefeitura.

RJ | RJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cariocas protagonizaram cenas de mais uma noite com festas, aglomerações e desrespeito às regras de isolamento determinadas pela Prefeitura do Rio. A noite de domingo (14) e madrugada de segunda-feira (15) foram de muita aglomeração no Leblon, Zona Sul do Rio. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e Polícia Militar estiveram no local, mas isso não inibiu quem decidiu comemorar o carnaval.

O domingo também foi de praias lotadas na Zona Sul da cidade. À tarde, houve uma festa na Ilha da Gigóia, Zona Oeste da cidade. O evento chegou a ser interrompido por conta da fiscalização, mas voltou a funcionar assim que os agentes foram embora.

Aglomeração no Leblon (Foto: reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (15), o Globocop flagrou imagens de um baile na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, com uma grande quantidade de pessoas sem máscara e nenhum distanciamento.

Festa na Cidade de Deus (Foto: reprodução)

O Globocop também flagrou outro ponto de aglomeração em Costa Costa Barros, próximo a um dos acessos ao Morro da Pedreira, na Zona Norte. Uma festa começou no início da noite de domingo e se estendeu ao longo de toda a madrugada.

Aglomeração em Costa Barros (Foto: reprodução)

Durante a noite deste domingo (14), um bar, um supermercado e uma banca de jornal foram interditados no Leblon, na Zona Sul. Uma pessoa chegou a ser presa por desacato e dezenas foram multadas por não usarem máscara. Segundo a secretaria de Ordem Pública (Seop), o Leblon é um dos bairros com o maior número de autuações por aglomeração nesse fim de semana.

Entre as noites de sexta-feira (12) e a madrugada de domingo (14), equipes da Prefeitura do Rio aplicaram 25 multas e interditaram 14 estabelecimentos por causa de aglomerações.

Leblon, Copacabana e Lapa

O Leblon foi um dos pontos onde houve mais aglomeração. Em alguns momentos, as ruas pareciam estar tomadas por um bloco.

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Seop), guardas municipais e policiais militares fizeram uma operação no local, mas eram desrespeitados abertamente.

Pessoas que esavam sem máscaras protestaram contra aglomeração (Foto: reprodução)

Algumas pessoas colocavam as as máscaras, mas as retiravam logo depois que os fiscais se afastavam. Segundo a Seop, o Leblon é um dos bairros com maior número de autuações por aglomeração no fim de semana. Só na noite de domingo (14), um bar, um supermercado e uma banca de jornal foram interditados.

Além disso, uma pessoa foi presa por desacato e dezenas acabaram multadas por estarem sem máscara. Em Copacabana, a orla também estava cheia. Nos quiosques e calçadão, as pessoas, sem máscaras, aproveitavam o fim de noite.

Indivíduos sem máscara não se inibiam diante de guardas (Foto: reprodução)

Na Rua Mem de Sá, na Lapa, Região Central da cidade, alguns bares também ignoraram as regras estabelecidas na flexibilização. Clientes consumiam em mesas bem próximas umas das outras e em pé, ignorando o policiamento reforçado no bairro.

Festas desrespeitam até a ordem de interdição

Na Ilha da Gigóia, uma festa chegou a ser interrompida, mas voltou a funcionar assim que a fiscalização saiu do local, em uma casa ao lado.

Imagens mostram a fiscalização interditando a chamada Mansão do Japonês, onde acontecia a festa clandestina. Os presentes saíram, mas, depois, voltaram ao local, ignorando a interdição.

A prefeitura fez uma operação para acabar com outro evento em Jacarepaguá, na Zona Oeste – também por falta de licença e descumprimeto do decreto que proíbe festas.

O responsável pelo espaço e os participantes acabaram na delegacia. Segundo os agentes, a maioria era menor de idade.

Nas ruas, os blocos estão proibidos, mas em alguns pontos, a aglomeração é a mesma. Na Rua da Alegria, em Santa Cruz, Zona Oeste, teve festa.

Na Zona Sul, um evento no Bosque Bar, na Gávea, também terminou interditado por aglomeração. Os equipamentos foram apreendidos.

No Morro do Vidigal, o fim de semana foi intenso – vários bares estavam cheios. Na madrugada de domingo, teve show com casa lotada.

Em resposta às denúncias que chegam a todo momento, a Polícia Militar enviou uma nota informando que desenvolve ações conjuntas com os órgãos fiscalizadores com o objetivo de coibir a realização de eventos não autorizados.

"Muito mais que uma uma questão de segurança pública, esta é uma questão de respeito ao próximo", afirmou a corporação.

Por toda a orla da cidade, as praias ficaram lotadas. Em alguns pontos, ficou até difícil ver a faixa de areia. No Leblon, o local com aglomeração mais intensa foi o posto 12.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES