Nobel da Paz vai para ativista da Belarus e ONGs de direitos humanos

“Eles fizeram um notável esforço para documentar crimes de guerra, abusos de direitos humanos e de poder”, afirmou o comitê

Nobel da Paz vai para ativista da Belarus e ONGs de direitos humanos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MAYARA PAIXÃO

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) 

O ativista Ales Bialiatski, da Belarus, o Memorial, grupo de direitos humanos da Rússia, e o Centro para Liberdades Civis da Ucrânia ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2022. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (7) pelo comitê norueguês do Nobel.

A láurea às duas organizações e ao líder cívico responde ao avanço do autoritarismo na órbita do governo de Vladimir Putin e à Guerra da Ucrânia, possibilidade que já vinha sendo aventada antes do anúncio.

"Eles fizeram um notável esforço para documentar crimes de guerra, abusos de direitos humanos e de poder", afirmou o comitê. "Juntos, mostram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia."

Bialiatski, 60, está preso na Belarus. Diretor da principal organização belarussa de defesa dos direitos humanos -a Viasna (primavera)-, ele integrou uma espécie de conselho de transição formado após o ditador Aleksandr Lukachenko ser reeleito em 2020 em um pleito questionado. Perseguido, o grupo almejava promover a transferência de poder.

O bielorussi Ales Bialiatski, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2022. — Foto: Reuters 

O comitê norueguês o descreveu como alguém que "dedicou sua vida a promover a democracia e o desenvolvimento pacífico" e disse esperar que a láurea pressione o regime de Lukachenko a libertá-lo da prisão.

Já o Memorial russo, com mais de três décadas de atuação, é o mais antigo grupo de direitos humanos do país. Ele foi fundado por dissidentes soviéticos -incluindo o vencedor do prêmio Nobel da Paz e físico nuclear Andrei Sakharov- que se dedicaram a preservar a memória dos milhões de russos que morreram ou foram perseguidos em campos de trabalhos forçados durante a era Josef Stálin.

Em novembro de 2021, a Justiça russa pediu a dissolução do Memorial, acusando o grupo de ter infringido "de maneira sistemática" obrigações de sua condição de "agente estrangeiro". Moscou também argumentou que estava aplicando leis para impedir o extremismo e proteger o país de influências externas. No mês seguinte, a Suprema Corte determinou a dissolução do Memorial, marcando o final de um ano de intensa repressão a críticos e opositores do governo de Putin.

Fachada da organização de Direitos Humanos da Rússia Memorial, uma das vencedores do Nobel da Paz 2022, em Moscou. — Foto: Reuters 

O Centro de Liberdades Civis da Ucrânia, por sua vez, foi fundado em 2007 e cresceu sua atuação desde a invasão russa. Entre outras coisas, o grupo monitora desaparecimentos forçados que alega serem promovidos por forças militares russas em território ucraniano.

Em nota, o centro, que é majoritariamente comandado por mulheres -de 13 membros da equipe e direção listados no site oficial, 11 são mulheres-, agradeceu à comunidade internacional pelo apoio.

Este é o segundo ano em que o Nobel da Paz traz para o centro do debate críticas ao governo de Putin na Rússia. Desta vez, a norueguesa Berit Reiss-Andersen, chefe do comitê, quando questionada, disse que o líder do Kremlin tem representado "um governo autoritário que reprime ativistas". Uma mensagem no mínimo amarga para o líder russo, que nesta sexta-feira faz aniversário e completa 70 anos.

Na edição de 2021, Moscou ganhou atenção ao ver Dmitri Muratov, um dos principais jornalistas independentes do país, ser laureado ao lado da também jornalista Maria Ressa, das Filipinas, em função de seu trabalho na defesa da liberdade de imprensa. De lá para cá, o governo de Putin perseguiu o Novaia Gazeta, jornal chefiado por Muratov, e impediu seu funcionamento na prática.

Ao todo, 343 candidatos haviam sido indicados à láurea neste ano -destes, 92 eram organizações. A cifra é a segunda mais alta da história da premiação, atrás apenas do recorde de 2016, quando houve 376 concorrentes ao Nobel da Paz.

A curiosidade sobre a lista de nomes, porém, só poderá ser sanada daqui a 50 anos. Os candidatos e aqueles que os indicaram -que, entre outros, envolvem líderes de países e quem eventualmente já foi laureado- ficam sob uma espécie de sigilo por cinco décadas.

A ausência de informação leva a uma corrida, muitas vezes frustrada, de apostas sobre os mais cotados. Para esta edição, eram ventilados ao menos três nomes ligados à guerra no Leste Europeu. A temática foi certeira, mas nenhum dos nenhum dos cotados foi ganhador.

Eram eles: o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, Svetlana Tikhanovskaia, opositora ao regime da Belarus, e Alexei Navalni, principal opositor de Putin. Svetlana celebrou a premiação de Ales Bialiatski. No Twitter, disse que o prêmio é um reconhecimento para todos os belarussos que lutam por liberdade e democracia. "Todos os presos políticos devem ser libertados."

O Nobel foi concedido pela primeira vez em 1901. Inicialmente, eram cinco categorias: paz, literatura, química, física e medicina. Uma sexta -economia- foi adicionada décadas mais tarde, em 1969.

Até a metade do século 20, os vencedores da categoria paz eram políticos que procuravam promover a paz internacional, a estabilidade e a justiça por meio da diplomacia e de acordos internacionais.

Desde o fim da Segunda Guerra, o prêmio passou a reconhecer esforços nas áreas de desarmamento, democracia e direitos humanos. Na virada para o século 21, o foco foi ampliado para incluir iniciativas que tentem conter a crise climática causadas pelo homem.

Há alguns anos, o Nobel também vem recebendo críticas devido às suas escolhas para o prêmio da paz.

Em 2017, a ativista Aung San Suu Kyi, laureada em 1991, foi criticada por seu silêncio em relação à crise humanitária envolvendo os muçulmanos da etnia rohingya em Mianmar, que viraram alvos do Exército e foram obrigados a fugir. Em 2019, o laureado foi o premiê da Etiópia, Abiy Ahmed, contemplado por ter encerrado a guerra com a Eritreia -um ano depois, porém, ele liderou outro confronto no norte do país, com separatistas da região do Tigré, até hoje em vigor.

Já em 2009, o então presidente dos EUA, Barack Obama, estava ainda em seu primeiro ano de mandato quando foi laureado. O próprio democrata disse não saber exatamente o motivo de ter sido agraciado.

Não houve premiação do Nobel de Paz em 19 ocasiões. O comitê norueguês explica que, caso nenhuma das obras analisadas seja considerada de real importância, o prêmio é reservado para o próximo ano. Mas também houve períodos -na Primeira e na Segunda Guerra- nos quais a premiação foi parcialmente interrompida.

Até a edição de 2021, em 31 ocasiões o Nobel da Paz foi compartilhado por dois premiados e em duas vezes, entre três pessoas.

Entregue apenas a autores vivos, o prêmio nasceu para cumprir o testamento do químico Alfred Nobel. O curioso é que, em vida, o sueco ficou conhecido por ter inventado um artefato utilizado em guerras: a dinamite. Seu pai era dono de uma fábrica de explosivos em São Petersburgo, e foi lá que um jovem Nobel, com pouco mais de 15 anos, interessou-se pela nitroglicerina, elemento essencial do explosivo.

A descoberta não tinha o objetivo de ser usada em campos de batalha. A ideia inicial de Nobel era que o artefato lhe ajudasse em seu trabalho: como engenheiro, construía pontes e prédios em Estocolmo, e a dinamite poderia implodir pedras para tal fim. Ele patenteou a invenção nos EUA em 1867, quando tinha 34 anos.

Pouco antes de morrer de hemorragia cerebral, aos 63, deixou em seu testamento que 94% de seus ativos deveriam ser destinados à criação de um fundo para premiar iniciativas que ajudassem a humanidade.

Conheça os últimos dez vencedores do Nobel da Paz 2021: Os jornalistas Maria Ressa (filipina) e Dmitri Muratov (russo), pela defesa que fazem da liberdade de expressão, pré-requisito para a democracia e a paz duradoura 2020: Programa Mundial de Alimentos (PMA), por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito 2019: O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, que assinou acordo de paz que pôs fim a duas décadas de hostilidades com a Eritreia 2018: O congolês Denis Mukwege e a iraquiana Nadia Murad, que denunciaram a violência em relação a vítimas de violência sexual como arma de guerra 2017: Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), por chamar a atenção para o risco de armas nucleares 2016: Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia que negociou o acordo de paz com as Farc 2015: Quarteto para o Diálogo Nacional da Tunísia, pela contribuição decisiva na construção de uma sociedade plural no país 2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi, premiados pela defesa dos direitos das crianças e à educação 2013: Organização para a Proibição de Armas Químicas, sediada na Holanda, foi premiada por sua defesa da proibição de armas químicas 2012: A União Europeia, por mais de seis décadas promovendo os direitos humanos e a paz na Europa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES