Noctúria é fator determinante para perda da qualidade do sono

O transtorno é a causa mais comum de interrupção do sono em adultos, independentemente da idade ou sexo

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caracterizado como a necessidade de acordar para urinar mais de duas vezes durante a noite, o transtorno é a causa mais comum de interrupção do sono em adultos, independentemente da idade ou sexo

 Os problemas relacionados ao sono constituem uma epidemia global, que ameaça até 45% da população mundial.3 Estudos apontam que até 80% das pessoas que reclamam de um distúrbio do sono reportam ter sintomas da noctúria2, a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando deste modo o sono. Comemorado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Sono é um momento de conscientização sobre a importância de uma boa noite de sono para a população. O sono ininterrupto, em adultos o equivalente a cerca de 7 a 8 horas por dia3, é necessário para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente, regulando o bem-estar e a saúde mental e emocional.

 Prevalência

 Normalmente, a incidência do transtorno aumenta com a idade: um em cada 3 adultos acima de 30 anos e 3 em cada 4 adultos com mais de 65 anos acordam mais de uma vez por noite para urinar.4,5 Por esse motivo, é comum o indivíduo não procurar ajuda médica, considerando como uma condição normal do envelhecimento. A maioria dos problemas do sono possuem tratamento, inclusive a noctúria, porém menos de um terço das pessoas que sofrem com algum transtorno procuram um especialista.3 Procurar um profissional de saúde é importante, pois a noctúria pode ser um indicador de condições de saúde mais graves.

 Causas da noctúria

 Vários fatores podem contribuir para a ocorrência da noctúria, como o aumento da produção de urina (poliúria), a apneia do sono e doenças renais ou cardiovasculares e o uso de medicamentos diuréticos.

 Impactos da noctúria na saúde e bem-estar

 A noctúria influencia na perda do sono profundo e redução da produtividade e alerta. 6,7,8 Além disso, também está associada ao alto risco de quedas e lesões, especialmente nos idosos.9,10 A falta de sono profundo pode ainda aumentar o risco de obesidade, diabetes e doença cardíaca, assim como impactar a produtividade, relacionamentos e carreiras. Por isso, torna-se essencial que médicos e outros profissionais de saúde entendam os mais efetivos métodos para o tratamento da noctúria.

 Sobre o Dia Mundial do Sono

 O Dia Mundial do Sono, 15 de março, tem como objetivo chamar atenção para importantes problemas relacionados ao sono e é organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono (fundada pela Associação Mundial da Medicina do Sono e Federação Mundial do Sono). Em 2019, o tema é “Sono saudável, envelhecimento saudável”. Mais informações em: www.worldsleepday.org

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES