Nova Carteira de Identidade será emitida a partir de terça (20) no Piauí

O novo modelo do documento, inicialmente emitida em Teresina, será único e nacional e passa a ser solicitado somente em casos de primeira via.

Nova Carteira de Identidade passa a ser emitida na próxima terça-feira (20) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passaria a ser emitida nesta quinta-feira (15), teve prazo alterado para a próxima terça-feira (20), no Piauí. Ao Meionorte.com, o diretor do Instituto de Identificação, Juarez Gonçalvez,  disse que o adiamento se deu por uma intercorrência na integração entre os sistemas da Segurança Pública e do Governo Federal.

“A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é integrada entre nosso sistema com a plataforma gov.br e o sistema da Receita Federal, aos quais houve a intercorrência. Esse impasse demanda um pouco de tempo, por isso o prazo foi adiado para a próxima terça-feira”, explicou o diretor.

Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida na próxima terça-feira (20) (Foto: Divulgação)A nova carteira de identidade, inicialmente emitida em Teresina, vai passar a ser solicitada somente em casos de primeira via do documento. Os cidadãos que solicitarem a segunda via ainda irão receber o modelo vigente da identidade. Nas próximas semanas os postos do interior do estado tendem a iniciar também a emissão do novo modelo.

“Observamos a situação de estoque das cédulas do modelo atual da carteira de identidade. Não vamos fazer aquisição da mesma e serão utilizadas para os cidadãos que solicitarem a segunda via. Ao final, vamos passar a emitir os novos modelos do documento para ambas as vias”, relatou Juarez Guimarães.

Leia Mais

Com a identidade atual valendo até 2032, o novo CIN tem o objetivo de reduzir as burocracias existentes, tornando o documento único e nacional devido a integração dos órgãos. A mesma diminuirá as dificuldades de acesso às bases de dados, prevendo mais segurança e evitando os riscos de fraudes.

Novidades na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN):

A Carteira de identidade Nacional possui sua versão física e digital, ambas com o mesmo layout e segurança, podendo ser consultado a autenticidade por meio de QR Code. Feito em papel ou policarbonato, o documento físico abrange a população sem acesso à internet. A versão digital, emitida por meio do aplicativo Gov.br, somente pode ser realizado após a emissão da carteira física.

O uso do CIN permite a inserção da carteira de estudante pela leitura do QR Code presente no documento. Outra novidade entende a identidade seguindo padrões internacionais e incluindo o código MRZ, utilizado nos passaportes, possibilitando a entrada dos cidadãos nos países do Mercosul sem grandes exigências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES