Nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara toma posse

Cerimônia foi realizada na sede do Senac de São Raimundo Nonato

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (7), a governadora em exercício Margarete Coelho participou da solenidade de posse da nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara, Luciana Nars. A cerimônia foi realizada na sede do Senac de São Raimundo Nonato.

A nova diretora do Parque Nacional Serra da Capivara Luciana Nars é analista Ambiental, possui graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Trabalhou na Reserva Biológica do Jarú, Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás. Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Mundial e é administrado pelo Icmbio.

Para Margarete Coelho, o dever de zelar pelo parque é de todos, inclusive do Governo do Estado. "O Parque Nacional Serra da Capivara é administrado pelo ICMBio. É uma área de preservação nacional, mas o Governo do Estado do Piauí não abre mão das suas obrigações com o parque. Nessa gestão do governador Wellington Dias, nós fizemos um acordo de gestão compartilhada no qual fazem parte a Fundham, o Iphan, ICMBio e o Estado do Piauí, cada um com suas atribuições. No atual momento, nós temos um convênio com a Fundham que nos permite repasse de recursos para manutenção das guaritas e das áreas externas do parque que fazemos através das nossas Secretarias. Hoje, nós assinamos um termo aditivo na cláusula prazo do convênio, o convênio venceu e nós prorrogamos até fevereiro de 2018 onde será disponibilizado os recursos no valor de R$ 555 mil", declarou.

Carmelita Castro, prefeita de São Raimundo Nonato, ressaltou a importância das ações conjuntas para conservação do Parque. "A gente está sempre aberta a negociações em relação ao parque. Com a posse da Luciana, nós estamos construindo um elo muito forte que já existe há muitos anos com o ICMBio. Nosso objetivo é unir forças para conservação desse parque que é patrimônio mundial e que é mais ainda nosso e por isso faremos o possível para zelar por ele", assegurou.

A nova diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Luciana Nars, falou sobre o desafio. "É uma grande responsabilidade que nos assumimos. Nós, inclusive, já planejamos diversas ações. Estamos trabalhando na elaboração do plano de manejo que é todo o regramento e o plano estratégico da unidade. Estamos trabalhando pela revitalização do Conselho, além de ações para aumento da visitação, capacitação de novos guias e também elaboração de estratégias que possam aproximar a população do parque criando um elo que induza essas pessoas também a contribuírem para conservação do Parque", informou.

A chefe regional do Icmbio, Ana Célia, ressaltou algumas ações importantes já realizadas no parque. "O Instituto Chico Mendes tem um trabalho continuado. Nós fazemos a gestão – na verdade, nós temos aqui uma co-gestão com a Fumdham – pela preservação, fiscalização, manutenção das equipes que fazem a limpeza de acervo e conservação. Tem todo um trabalho de logística para a manutenção do parque, além das ações de proteção que são ações de fiscalização que coíbe, principalmente, a caça", descreveu.

Margarete Coelho também visitou as obras do Museu da Natureza e as obras da passagem molhada do povoado Ingazeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES