mais

Nova estação de tratamento de esgoto beneficiará cerca de 5 mil moradores

A ETE do bairro Tancredo Neves foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30). Expectativa é que a estação irá beneficiar cerca de cinco mil moradores.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Águas de Teresina no bairro Tancredo Neves, na zona Sudeste de Teresina (PI), foi inaugurada nesta quinta-feira (30). O novo complexo teve investimentos em torno de R$ 10 a 12 milhões e ocupa uma área estratégica na região, beneficiando 1200 residências e cerca de cinco mil moradores.

Reivindicação dos próprios residentes da região contestavam o esgoto a céu aberto. A Águas de Teresina deu o primeiro passo  com a regularização do abastecimento da água no grande Dirceu, agora segue com obras de esgotamento sanitário.  "A ETE do Tancredo começa a dar o passo inicial nas grandes obras de esgotamento da cidade. Iniciamos na Capital  com apenas 16% de tratamento de esgoto e hoje completamos esse ano por volta de 40%, vamos fazer com que Teresina avança até 90%  na coleta e tratamento de esgoto até 2030", argumentou Jacy Prado, Diretor Presidente da Águas de Teresina.

Nova ETE do Tancredo Neves vai beneficiar cerca de 5 mil moradores- Foto: Raissa MoraisNova ETE do Tancredo Neves vai beneficiar cerca de 5 mil moradores- Foto: Raissa Morais

O novo sistema Tancredo Neves conta com a estação de tratamento, duas elevatórias de esgoto e um emissário de mais de dez quilômetros para levar o esgoto dos imóveis até à estação. "Ela foi desenvolvida para ter o mínimo de impacto possível. É uma estação que está dentro do coração do bairro mas que não apresenta odor e nenhuma interferência que vai atrapalhar no tratamento, ela tem uma altíssima eficiência", afirma o Diretor Executido da concessionária Águas de Teresina, Fernando Lima.

 Jacy Prado, Diretor Presidente da Águas de Teresina, esteve presente na inauguração- Foto: Raissa Morais Jacy Prado, Diretor Presidente da Águas de Teresina, esteve presente na inauguração- Foto: Raissa Morais

Estiveram presentes na solenidade, representantes do legislativo, secretários, vereadores. O presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), representou o prefeito Dr. Pessoa. Ele salientou que a inauguração é um caso de saúde pública.

"A estação é espetacular, esgoto é desenvolvimento, diminui todas as contaminações da falta de saneamento. Segundo dados técnicos da Arsete, até cerca de 7 mil unidades residenciais podem ser atendidas aqui.  Resumindo, é bom para a saúde, a economia, desenvolve a cidade", destacou o gestor.

Estiveram presentes na solenidade, representantes do legislativo, secretários, vereadores.- Foto: Raissa MoraisEstiveram presentes na solenidade, representantes do legislativo, secretários, vereadores.- Foto: Raissa Morais

Eficiência e rapidez no tratamento

A ETE tem capacidade para tratar cerca de 10 litros de esgoto por por segundo, com a expectativa de atingir uma eficiência de 97% a 99%. Ou seja, no final do tratamento serão removidas praticamente toda a carga orgânica presente no esgoto que será lançada no Rio Poty.

Expectativa é que a estação consiga tratar 99% do esgoto gerado no bairro- Foto: Raissa MoaraisExpectativa é que a estação consiga tratar 99% do esgoto gerado no bairro- Foto: Raissa Moarais

"A ETE não para e funciona 24h, remoção altíssima com um sistema aeróbico e anaeróbico. O esgoto sai das casas através das ligações de esgoto, bombas recalcam e elevando ele para a estação chegando no tratamento interno dos tanques ficando em média de 8h, nesse tempo a água do esgoto é tratado e no final sendo lançada no rio", esclareceu o coordenador de operações de esgotos da Águas de Teresina, Mário Gonçalves.

Equipe da Águas de Teresina responsável pelo monitoramento sanitário- Foto: Raissa MoraisEquipe da Águas de Teresina responsável pelo monitoramento sanitário- Foto: Raissa Morais

Despoluição do Lagoas do Norte

Outra obra importante que está sendo executada no Parque Lagoas do Norte prevê ainda em 2021 a implantação de 2 novas estações elevatórias de esgotos que despoluirá as bacias das lagoas beneficiando dezenas de bairros da região Norte da Capial. A projeção da empresa é beneficiar 40% da população com esgotamento sanitário este ano.

 A meta é universalizar o serviço de esgotamento sanitário até 2030 no município acarretando mais desenvolviemento, respeito e meio ambiente e qualidade de vida para os teresinenses. 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail