Nova etapa do Lei Maria da Penha nas escola inicia nesta segunda

A nova etapa começa na unidade escolar Maria Melo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A abertura nas escolas do projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo o diálogo", uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público Estadual, acontece na manhã da segunda-feira (31).

O projeto consiste na realização de palestras de capacitação para professores, alunos e comunidade escolar com o objetivo de diminuir os elevados índices de violência contra a mulher no Piauí. As orientações serão ministradas pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), além de assistentes sociais e psicólogos.

A ação, desenvolvida em etapas, teve seu lançamento em maio, com capacitação para os gerentes regionais de educação, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas das 4 Gerências Regionais de Educação (GRE) de Teresina.

Nesta etapa, que tem início na segunda-feira (31), haverá o envolvimento da comunidade escolar e o momento final será com análise do que os alunos aprenderam sobre o assunto. "Será uma fase mais lúdica com uso do teatro, da poesia e da redação. O final será uma apresentação do que se pôde extrair de todo esse período", explica a gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Natalli Oliveira.

A Unidade Escolar Maria Melo, jurisdicionada à 20ª GRE, será a primeira escola a receber a visita dos palestrantes e as cartilhas preparadas para o projeto. A abertura está marcada para as 9h, no pátio da escola, com uma apresentação artística dos alunos.

Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a conscientização sobre a temática do projeto irá trazer inúmeros benefícios para a sociedade. "Este projeto é fundamental para o fortalecimento de uma cultura de paz nas escolas. Os professores e demais profissionais da educação serão os multiplicadores dessa capacitação que visa conscientizar nossos alunos sobre os direitos das mulheres e, assim, reduzir o elevado índice de violência doméstica", afirma Rejane Dias.

Inicialmente o projeto será desenvolvido nas escolas da capital, mas segundo Natalli Oliveira, o objetivo da Seduc é que alcance todas as escolas do Estado. "Sabemos que não temos como chegar tão rapidamente em todas, mas o nosso intuito é de ampliar para que todas as escolas recebam esta ideia. Começaremos pelas quatro GREs de Teresina e, a partir de então, levaremos a cada Gerência Regional, tendo os professores como agentes multiplicadores", finaliza.

Durante toda a próxima semana, a equipe multidisciplinar irá visitar outras 4 escolas sendo elas: João Clímaco D’Almeida e Antônio Dilson Fernandes, da 4ª GRE, dia 01/09; Julia Nunes, da 21ª GRE, dia 02/09 e Domício Magalhães, da 19ª GRE, dia 04/09.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES