Nova fase para pacientes renais crônicos do Piauí

Nova fase para pacientes renais crônicos do Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reivindica??o antiga dos pacientes renais cr?nicos do Piau? ser? atendida nos pr?ximos meses. A casa dos pacientes renais, que recebe piauienses de v?rios munic?pios em busca de tratamento em Teresina, vai ganhar nova estrutura. Al?m da reforma e aquisi??o de m?veis e eletrodom?sticos, a Secretaria Estadual de Sa?de (Sesapi) est? trabalhando na descentraliza??o da distribui??o de medicamentos excepcionais para facilitar a vida dos pacientes.

Em visita a casa, nessa quinta-feira (17), uma comiss?o presidida pelo secret?rio de Sa?de, Assis Carvalho, discutiu e firmou compromissos com a Associa??o dos Pacientes Renais e Transplantados do Piau?, com o objetivo de melhorar a assist?ncia em v?rios n?veis para quem precisa de tratamento em Teresina.

Al?m do secret?rio de Sa?de, participaram da reuni?o o presidente da Associa??o, Dimas Santana; a coordenadora do Fome Zero no Piau?, Ros?ngela Souza; o diretor da Assist?ncia Farmac?utica, Osvaldo Bonfim; a diretora Financeira da Secretaria de Sa?de, Jeane Nunes; al?m de representantes da Secretaria de Assist?ncia Social e Cidadania (Sasc). O secret?rio se comprometeu em articular, junto ao Governo do Estado, uma estrat?gia para resolver problemas pontuais, como alimenta??o e manuten??o do lugar.

Ainda este m?s, a casa vai receber doze ventiladores de teto de um conv?nio de 2005. ?Temos a melhor cl?nica nefrol?gica do Estado e uma das melhores do Nordeste, conseguimos resolver um problema hist?rico da distribui??o de medicamentos excepcionais para os pacientes renais cr?nicos, por?m, essa assist?ncia n?o ? completa se eles n?o t?m condi?es de se alimentar bem para receber o tratamento, que maltrata o corpo. Al?m de resolver mais esse problema, vamos nos empenhar para que a casa conte com acompanhamento integral de assistente social e nutricionista?, garantiu Assis Carvalho.

Para Dimas Santana, o compromisso foi um al?vio para cerca de 1.200 pacientes renais cr?nicos atendidos pela Secretaria de Sa?de. ?A melhor coisa que aconteceu nos ?ltimos anos foi a descentraliza??o dos medicamentos excepcionais. Agora os pacientes renais podem receber seus medicamentos nas cl?nicas que recebem tratamento. Isso melhorou muito a nossa vida. Agora, com a reforma da nossa casa, acredito que ser? um novo tempo para n?s?, disse o presidente da Associa??o dos Pacientes Renais.

Ele destaca que a casa est? atendendo uma m?dia de dez pacientes mensalmente, mas que pode atender at? quarenta. ?Com a melhoria da nossa estrutura, vamos conseguir receber toda a demanda do interior. S?o pacientes que v?m para Teresina em busca de atendimento. Muitas vezes o paciente passa quatro horas na m?quina de hemodi?lise e n?o tem como voltar para casa porque est? muito fragilizado. Aqui ele pode se restabelecer antes de voltar para a vida normal?, ressaltou Dimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES