Nova Maternidade de Teresina tem 26% da obra concluída

Apesar da pandemia, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem dado continuidade às […]

Nova maternidade de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da pandemia, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem dado continuidade às obras da Nova Maternidade de Teresina, localizada na avenida Presidente Kennedy, zona leste da capital. O prazo de entrega da primeira etapa está mantido para agosto de 2021. Pelo menos 26% da obra já foi concluída. A unidade será referência neonatal para o Estado, cuja função é exercida há décadas pela Maternidade Dona Evangelina Rosa.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a obra já está na última laje, concluindo a parte estrutural. “Depois, é a hora de fazer a parte hidráulica e elétrica. Estamos tentando manter o ritmo da obra, mesmo na pandemia, e fazendo revezamento do pessoal para manter a segurança de todos os trabalhadores e cumprir os prazos previstos anteriormente. Ao todo, 26% da obra já foi concluída”, afirma o gestor.

Nova maternidade - Foto: Divulgação

A Nova Maternidade deve desafogar as atuais maternidades do Piauí e terá estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco, além de receber o maior investimento em um equipamento de saúde pública dos últimos 30 anos no Piauí. O orçamento é estimado em R$ 84 milhões. Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

Florentino Neto reconhece o importante papel da Maternidade Evangelina Rosa até hoje para o Estado, mas reforça a necessidade de uma estrutura mais moderna. “A Evangelina Rosa tem cumprido sua função de atender às gestantes de todo o Piauí, mas precisamos de uma estrutura que proporcione melhores condições às pacientes. O objetivo é transformar a Nova Maternidade em referência no atendimento neonatal, reduzindo a mortalidade infantil e de gestantes do nosso Estado”, diz o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES