Nova Maternidade já está 95% concluída, diz Wellington Dias

Com mais de R$ 136 milhões investidos, Wellington Dias diz que nova maternidade é uma das mais modernas do País

Visita à nova maternidade | Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta quarta-feira (30), as obras da nova maternidade de Teresina. Situado na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste da capital, o novo equipamento público está com 95% dos serviços concluídos, sendo prevista a inauguração em agosto deste ano. Acompanhado de secretários e deputados, o chefe do executivo estadual reforçou que o prédio vai modernizar e agilizar o atendimento hospitalar de mulheres e crianças do Piauí.

"Destacamos a nova maternidade como uma das maiores obras em número de recursos, de pessoas trabalhando e muito mais pelo tamanho do benefício que vai trazer para o povo do Piauí e de outras regiões. Quando estiver inaugurada, todos serão beneficiados com esse grande projeto que vai cuidar de vidas", disse Dias.

Wellinton Dias visita obras da nova maternidade de Teresina (Foto: Raissa Morais)

O secretário de Saúde Florentino Neto informou que serão 286 leitos com serviços ampliados e implementados para atender a alta demanda do estado. O número representa um acréscimo de 30% da capacidade na antiga Maternidade Evangelina Rosa, que será desativada após a tranferência dos serviços e pacientes. 

Dos 286 leitos, 115 deles serão destinados à terapia intensiva, com 20 unidades de UTI materna e 30 leitos de UTI neonatal. Além disso, mais 45 leitos de cuidados intermediários e 20 leitos intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, que permite que a mãe fique mais próxima do filho. 

Prédio da nova maternidade de Teresina (Foto: Raissa Morais)

“É uma nova dimensão de atendimento. Aqui, vamos acolher os profissionais na antiga Evangelina Rosa e deveremos ter um grande corpo de profissionais capaz de atender toda necessidade. Faltam apenas 5% para finalizarmos a Nova Maternidade e concomitantemente a instalação dos equipamentos", falou secretário de Estado de Saúde do Piauí, Florentino Neto.

O centro recebe investimentos na ordem de R$ 135 milhões e vai desafogar as demais maternidades do Piauí, com estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco, além de receber o maior investimento em um equipamento de saúde pública dos últimos anos no estado.

Jefferson Campelo, médico e superintendente da Sesapi, comentou que a expecativa é que a maternidade possa atender os pacientes em sua total capacidade em agosto deste ano. "O andamento está rápido. Pela grandiosidade da obra, ela será muito importante para população, com serviços de qualidade, com tecnologia e segurança para a gestante. 

Área interna da maternidade (Foto: Raissa Morais)

"Esta obra vai ser entregue por Regina Sousa e aqui agradeço ao secretário Florentino Neto e toda sua equipe que se empenhou para o andamento desta obra", disse Wellington Dias, informando que nos próximos dias ocorrerá a mudança e a instalação de equipamentos nesta nova maternidade. O antigo prédio da Maternidade Evangelina Rosa, localizada na zona Sul de Teresina, será desativado e o local ficará disponível para uso do poder estadual. 

Visita ao Parque Zoobotânico

O governador Wellington Dias também visitou, nesta quarta-feira (30), as obras de readequação e modernização do Parque Zoobotânico, situado na zona Leste de Teresina. O espaço está sendo administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Consórcio Bioparque Piauí.

“O Parque Zoobotânico é nosso tesouro em Teresina. A parte animal e vegetal será levada a outro patamar, um patamar de qualidade, ou seja, compromisso com o meio ambiente. Estou muito feliz em ver que os primeiros investimentos já começaram”, expressou Wellington Dias.

Visita ao parque Zoobotânico (Foto: Raissa Morais)

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal, ressaltou que Zoobotânico vai atender o conceito de um bioparque, deixando de lado toda a antiga concepção de zoológicos e priorizando o bem-estar e a conservação de espécies.

“O novo modelo tem o objetivo principal de fazer um serviço de modernização e readequação, no sentido de atender ao conceito de um bioparque, para que os animais da fauna silvestre e exótica convivam de uma forma sustentável”, falou.

A Parceria Público Privada (PPP) do Zoobotânico foi assinada no dia 22 de dezembro do ano passado. No decorrer desse tempo, já foram iniciados os serviços de limpeza, estruturação das vias principais, construção de novos banheiros para visitantes e outros serviços básicos para garantir conforto do público. Um novo estacionamento também está sendo finalizado para atender um fluxo maior de pessoas.

Novos banheiros do Parque Zoobotânico (Foto: Raissa Morais)

Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí, Viviane Moura, no segundo semestre deste ano começam as mudanças nos recintos que abrigam grandes animais e serviços de atendimento ao público, como na área de alimentação e entretenimento.

“Em pouco mais de 90 dias com a PPP, a gente já vê uma mudança radical, com uma transformação efetiva, sobretudo na gestão. O foco principal no Parque Zoobotânico é a atenção ao animal, flora e a interação com as pessoas”, falou Viviane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES