Nova pandemia? OMS monitora casos de pneumonia misteriosa na Argentina

Dez contágios foram registrados em um hospital da cidade de San Miguel de Tucumán. Especialista não vê risco de nova pandemia

hospital | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando dez casos de uma pneumonia bilateral de origem desconhecida em um hospital da província de Tucumán, na Argentina. O surto já provocou três mortes – a última vítima foi uma mulher de 70 anos que havia sido internada para uma cirurgia.

Os casos estão ligados à clínica privada Luz Médica, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da OMS.

Clínica concentra casos de pneumonia misteriosa na Argentina - Foto: AFP

Veja o cronograma de contágio:

Os primeiros pacientes apresentaram sintomas entre 18 e 22 de agosto.

Na última terça-feira (30), um relatório inicial incluiu entre os contaminados cinco profissionais de saúde e um paciente da clínica.

Na quinta-feira (1º), as autoridades de saúde locais relataram mais três casos, elevando o total para nove.

Na sexta-feira (03), a Argentina relatou o décimo caso.

Sintomas e testes

Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.

Testes iniciais para vírus respiratórios conhecidos e de outros agentes (virais, bacterianos e fúngicos) deram negativo, informou a Opas. Amostras biológicas foram enviadas à Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde da Argentina para testes adicionais, que incluirão análise da presença de toxinas.

Segundo jornais locais da cidade de San Miguel de Tucumán, os primeiros resultados enviados ao Instituto Nacional de Microbiologia Dr. Malbrán apontaram positivo para a bactéria legionela. Os testes iniciais haviam dado negativo para esse patógeno.

Paralelamente, especialistas analisam a água e os aparelhos de ar-condicionado para identificar uma possível contaminação ou envenenamento. A Opas e a OMS estão monitorando o surto e auxiliando as autoridades locais de saúde na investigação.

O que dizem os especialistas

Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota, nos EUA, disse que, como os pulmões são fortemente atacados, a causa provavelmente é ligada a algo que os pacientes inalaram.

Segundo ele, "doenças misteriosas", na maioria das vezes, podem ser explicadas por algum surto local que não tem implicações pandêmicas.

Para Hector Sale, presidente da faculdade de medicina da província de Tucumán, "não estamos lidando com uma doença que causa transmissão de pessoa para pessoa", pois não foram identificados casos entre contatos próximos de nenhum dos pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES