Nova penitenciária no CE será a primeira unidade de segurança máxima

Esta é a primeira penitenciária de segurança máxima do Estado – após a desativação do antigo Instituto Penal Paulo Sarasate

| Governo do Estado do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está na etapa final a implantação da nova unidade prisional de Aquiraz, financiada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado e por recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Iniciada em 2018, a construção está sob fiscalização da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Esta é a primeira penitenciária de segurança máxima do Estado – após a desativação do antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) em 2013 – e integrará o complexo carcerário já existente no município, formado pelo Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

O investimento para erguer a nova estrutura é de R$ 28 milhões. Com área construída de 7.273 metros quadrados, a penitenciária é dividida por área urbanizada interna e externa, contendo muralha, torres de iluminação equipadas com câmeras de alta precisão, guaritas para vigilância com visualização em 360 graus, sistema de drenagem e esgoto, além de blocos administrativo, de saúde, e de celas. Os ambientes são integrados com sistema de videomonitoramento e alarmes estrategicamente posicionados. As fundações da unidade têm mecanismos reforçados para segurança.

Agora, o presídio de segurança máxima de Aquiraz será mobiliado e equipado para receber internos, em um total de 104 celas. A gestão visa assegurar o rigor de organização e estrutura para o devido cumprimento de penas conforme as características da unidade, de acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

“Essa unidade atenderá nossa demanda, pois brevemente não precisaremos mais enviar os detentos para o sistema prisional federal. Toda a massa problemática nossa será enviada a essa unidade específica e com extremo rigor da Lei. Cobraremos todos os deveres e garantiremos os direitos, de acordo com a Lei de Execução Penal”, ressalta o titular da SAP. Airton Lima Jr - Ascom SOP e Lyvia Rocha - Ascom SAP(Fonte: Governo do Estado do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES