Nova Potycabana ganha academia para pessoas com deficiência

Espaço foi inaugurado na última sexta-feira (02)

A primeira academia pública adaptada para pessoas com deficiência do Piauí foi inaugurada, na última sexta-feira (02), durante as comemorações pelo aniversário de quatro anos do Parque Nova Potycabana, onde os equipamentos foram instalados.

A Academia Inclusiva é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e as farmácias Globo.

A academia funciona no Parque Nova Potycabana (Crédito: Reprodução)
A academia funciona no Parque Nova Potycabana (Crédito: Reprodução)

O secretário de Governo, Merlong Solano, enalteceu a capacidade de articulação da Coordenadoria de Lazer com a iniciativa privada, que possibilita melhorias no Parque, a exemplo do bicicletário, e agora a Academia Inclusiva.

“Seria ótimo se todo equipamento público tivesse a cara da Potycabana”, afirmou Merlong em nome do governador Wellington Dias, que cumpre agenda de trabalho em Brasília.

A coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer, Simone Araújo, enfatizou o empenho da gestão em promover ações como esta, mesmo em tempos difíceis de crise. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, ressaltou que a instalação da academia adaptada é um avanço para a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pois este público passa a ter um local para fazer atividades e com a supervisão de profissionais de educação física.

Fabíola Machado, que é cadeirante, destacou que essa é uma ótima ideia, porque estimula as pessoas com deficiência a fazer exercícios. Ela integra a população de mais de 860 mil pessoas com deficiência no Piauí, de acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010).

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com