Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Nova PPP pode chegar a Porto de Luís Correia

Empresa chinesa já possui projetos no Brasil, em parceria com a Concremat Engenharia, e manifestaram interesse no Porto de Luís Correia.

Compartilhe
Google Whatsapp

O Governo do Piauí planeja atrair a China Communications Construction Company (CCCC Shangai), empresa que já possui projetos no Brasil, em parceria com a Concremat Engenharia, para retomar o Porto de Luís Correia.  Dias apresentou as oportunidades e potencial do Piauí para investidores chineses.  

Segundo o governador, a ideia é trabalhar em um projeto para a obra do Porto de Luís Correia, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). “Eles têm muita experiência nessa área de portos e poderão nos auxiliar com a ferrovia do porto de Luís Correia em direção a Teresina e ainda uma integração com a ferrovia transnordestina. Com isso, temos cerca de 14 milhões de toneladas de carga com perspectiva de crescimento agrícola e em mineração”, destacou Wellington.

Comitiva do Governo na China. Foto: Álvaro Carnero.

Ainda de acordo com o chefe do executivo estadual, um cronograma já foi definido no Brasil com a empresa chinesa. “Ainda em agosto representantes da CCCC Shangai estarão em Teresina participando do evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, a Abdib, numa reunião de trabalho com a nossa equipe. Saio confiante de que temos grandes possibilidades a partir desse, que, talvez, será o maior investimento no estado do Piauí”, complementou.

O diretor-geral da CCCC Shangai, Huo Shengyong, se disse impressionado com as várias oportunidades de investimentos no Piauí. “Acredito que se melhorarmos a estrutura de transportes e porto vamos ter um crescimento muito vigoroso e aumentar possibilidades de parceria. Sabemos que Brasil-China estão em um bom momento, principalmente, com a participação dos Brics e esse bom relacionamento traz excelentes oportunidades para nossas empresas. Vamos analisar com toda a atenção o material que o governador nos trouxe e colocar em ordem de prioridade, selecionando os projetos que nossa empresa tenha possibilidade de realizar com eficiência. Acredito que vários dos projetos do Piauí estarão ao alcance da CCCC e trabalhando juntos teremos sucesso nos resultados”, disse.

O governo do estado já concluiu estudos que comprovam que o empreendimento é viável, do ponto de vista técnico e de demanda, segundo noticiado pela superintedente de parcerias e concessões, Viviane Bezerra que acompanhou  Dias na China. 

Porto de Luís Correia pode atrair  cerca de 14 milhões de toneladas de carga com perspectiva de crescimento agrícola e em mineração. Foto: Divulgação

A meta é atrair empresas interessadas em usar o novo terminal de carga - que fica em ponto estratégico entre os portos de Itaqui, no Maranhão e de Pecém, no Ceará. 

O projeto do Porto de Luís Correi foi iniciado em 1980 e nunca foi finalizado, estado é o único litorâneo que não possui um porto.  A última tentativa de concluir o porto foi em 2008. Hoje, parte da estrutura persiste no local. Previsões apontam que R$ 285,3 milhões sejam necessários para terminar as obras.



Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto