Nova PPP pode chegar a Porto de Luís Correia

Empresa chinesa já possui projetos no Brasil, em parceria com a Concremat Engenharia, e manifestaram interesse no Porto de Luís Correia.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí planeja atrair a China Communications Construction Company (CCCC Shangai), empresa que já possui projetos no Brasil, em parceria com a Concremat Engenharia, para retomar o Porto de Luís Correia.  Dias apresentou as oportunidades e potencial do Piauí para investidores chineses.  

Segundo o governador, a ideia é trabalhar em um projeto para a obra do Porto de Luís Correia, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). “Eles têm muita experiência nessa área de portos e poderão nos auxiliar com a ferrovia do porto de Luís Correia em direção a Teresina e ainda uma integração com a ferrovia transnordestina. Com isso, temos cerca de 14 milhões de toneladas de carga com perspectiva de crescimento agrícola e em mineração”, destacou Wellington.

Comitiva do Governo na China. Foto: Álvaro Carnero.

Ainda de acordo com o chefe do executivo estadual, um cronograma já foi definido no Brasil com a empresa chinesa. “Ainda em agosto representantes da CCCC Shangai estarão em Teresina participando do evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, a Abdib, numa reunião de trabalho com a nossa equipe. Saio confiante de que temos grandes possibilidades a partir desse, que, talvez, será o maior investimento no estado do Piauí”, complementou.

O diretor-geral da CCCC Shangai, Huo Shengyong, se disse impressionado com as várias oportunidades de investimentos no Piauí. “Acredito que se melhorarmos a estrutura de transportes e porto vamos ter um crescimento muito vigoroso e aumentar possibilidades de parceria. Sabemos que Brasil-China estão em um bom momento, principalmente, com a participação dos Brics e esse bom relacionamento traz excelentes oportunidades para nossas empresas. Vamos analisar com toda a atenção o material que o governador nos trouxe e colocar em ordem de prioridade, selecionando os projetos que nossa empresa tenha possibilidade de realizar com eficiência. Acredito que vários dos projetos do Piauí estarão ao alcance da CCCC e trabalhando juntos teremos sucesso nos resultados”, disse.

O governo do estado já concluiu estudos que comprovam que o empreendimento é viável, do ponto de vista técnico e de demanda, segundo noticiado pela superintedente de parcerias e concessões, Viviane Bezerra que acompanhou  Dias na China. 

Porto de Luís Correia pode atrair  cerca de 14 milhões de toneladas de carga com perspectiva de crescimento agrícola e em mineração. Foto: Divulgação

A meta é atrair empresas interessadas em usar o novo terminal de carga - que fica em ponto estratégico entre os portos de Itaqui, no Maranhão e de Pecém, no Ceará. 

O projeto do Porto de Luís Correi foi iniciado em 1980 e nunca foi finalizado, estado é o único litorâneo que não possui um porto.  A última tentativa de concluir o porto foi em 2008. Hoje, parte da estrutura persiste no local. Previsões apontam que R$ 285,3 milhões sejam necessários para terminar as obras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES