Nova UBS atenderá 15 mil pessoas na zona Sul de Teresina

A Unidade de Saúde foi inaugurada nesta quinta-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os munícipes que precisarem de atendimento de saúde no Parque Piauí, zona Sul, contarão agora com o funcionamento da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Diocina de Sousa Lima Neta, gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (28). A nova unidade tem 15 compartimentos e atenderá uma população estimada em 15 mil pessoas. Além disso, a UBS contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família que devem atender moradores do bairro Parque Piauí e adjacências. 

O atendimento à população começa nesta sexta-feira (28) e outros bairros da zona Sul também serão atendidos. A UBS oferece consultas médicas, consultas de enfermagem, possui recepção, painel digital, salas de vacinas, curativos, inalação, leito de observação pediátrica e acompanhamento de gestantes e do bebê (pré-natal), atendimento odontológico, sala de exames de citologia e exame preventivo (câncer de colo de útero), e será capaz de atender mais de 100 pessoas por dia. 

"A UBS traz uma estrutura qualificada para as equipes de saúde da família da região promover seu trabalho de prevenção e programas de saúde. Anteriormente essa equipe estava abrigada no Hospital do Parque Piauí, o que era uma inconsistência, e agora tem uma sede à altura e definitiva. É um momento de alegria",  destacou o prefeito Firmino Filho. 

Autoridades de saúde, vereadores, membros de associações comunitárias e moradores acompanharam a cerimônia de entrega. "O funcionamento começa a partir das 06h 40 da manhã para coleta de exames laboratoriais e se estende até às 17h com outros atendimentos. Fomos presenteados com essa obra", reforçou a coordenadora da nova UBS, Dea Miranda.

Com área construída de 456,91 metros quadrados, a nova UBS leva o nome de Diocina de Sousa Lima Neta Silva, homenagem a uma das presidentas da Associação dos Moradores do Parque Piauí e ocupou cargos administrativos na Prefeitura de Teresina. Os familiares presentes se emocionaram com o reconhecimento. "Estamos emocionados e essa UBS foi uma luta dela, tanto que o prefeito confiava muito em minha irmã, porque ela fazia tudo com muito amor e dedicação", suscitou a irmã da homenageada, Rute de Sousa. 

O secretário municipal de Saúde, Charles da Silveira, pontuou que a unidade é uma forma de requalificar a saúde da capital, que atenderá a população de forma gradativa."Hoje estamos inaugurando esta UBS dentro dos padrões de qualidade priorizados pelo Ministério da Saúde e esta é uma grande obra para o resultado da saúde da população na zona Sul, que conta hoje com mais de 20 outras UBSs na região. Estamos requalificando as unidades básicas de saúde e temos 75 unidades e fazemos uma cobertura de 100% na cidade, com 267 equipes de agentes comunitários de saúde e é fundamental que a população utilize esses equipamentos de maneira preventiva",  explicou.  

Esta nova UBS, cujo investimento correspondeu a R$ 994.008,49, oriundos do Governo Federal, possui quatro equipes com médicos, enfermeiros e técnicos que atuaram na educação em saúde na comunidade, programas do planejamento familiar, atendimento e visitas domiciliares e programas saúde na escola. As adequações do prédio receberam ainda dispensação e administração de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, almoxarifado e banheiros acessíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES