Nova unidade de conservação é criada no litoral do Piauí

Lei assinada pelo governador dispõe sobre a criação do Monumento Natural Estadual das Itans, situado no município de Cajueiro da Praia

Nova unidade de conservação é criada no litoral do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No município de Cajueiro da Praia foi criado o Monumento Natural Estadual das Itans, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA), Delta do Parnaíba. Totalizando 57,61 hectares e abrigando sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica, o Monumento das Itans conecta áreas de transição, como o mangue, as florestas de carnaúbas, a vegetação de restinga e as bacias hidrográficas do Rio Timonha e Ubatuba.

“Esta área protege os remanescentes florestais de mangue de botão, que é um arbusto nativo brasileiro encontrado nas dunas litorâneas, principalmente perto de manguezais, associados à Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho”, explica o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.

Outro ponto que impulsionou a criação desta unidade de conservação é a busca pela preservação da geodiversidade e manutenção da integridade das formações dos sambaquis, presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans. Sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. “Essas conchas eram descartadas após o consumo dos moluscos, formando imensas montanhas, que guardam vestígios de uma importante fase de ocupação da região. São como sítios pré-históricos de pescadores-caçadores-coletores que habitaram o litoral”, contextualiza a auditora fiscal Ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos.

Nova unidade de conservação é criada no litoral do Piauí - Foto: Ascom

O entorno do Cajueiro Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, também está dentro dos limites desta unidade de conservação. “A partir de agora ele terá sua biodiversidade mais protegida, por meio do ordenamento de ocupação”, destaca o superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

Do ponto de vista social, a criação do Monumento Natural das Itans busca conservar a biodiversidade nas áreas naturais da região leste litorânea do município de Cajueiro da Praia, mantendo a prioridade de uso dos pescadores na região do Porto da Lama.

“Desta forma aumentamos a conectividade entre a proteção da biodiversidade e o modo de vida local, fomentando as atividades voltadas para o turismo de uso sustentável por meio da valorização da riqueza dos atributos costeiros marinhos e da promulgação da proteção dos ecossistemas locais” finaliza o secretário, Daniel Marçal.

Com a criação do Monumento Natural Estadual das Itans deve-se iniciar a fase de elaboração do plano de manejo desta nova unidade de conservação. Neste documento ficam estabelecidas as orientações sobre a gestão e os objetivos específicos de manejo da Unidade de Conservação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES