Nova unidade para recém-nascidos vai melhorar atendimento

O atendimento é para bebês que não estão no peso adequado

Maternidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa acaba de ganhar uma Unidade de Cuidados Intermediários para Recém-Nascidos Modalidade Canguru, que foi inaugurada nesta segunda-feira (01). A maternidade possui atualmente uma demanda de 9 mil atendimentos mensais.

O atendimento que a unidade recém-inaugurada vai prestar é dedicado aos bebês, recém-nascidos, que não estão no peso adequado, como nos casos de prematuridade extrema, e que necessitam de acompanhamento hospitalar, não podendo voltar para suas residências. Além disso, o diretor do hospital, Francisco Macedo, disse que a nova ala oferece uma gama de possibilidades para novas ações.  

Divulgação

“Por outro lado, propicia à maternidade abrir espaço para que empresas adentrem à casa e façam reformas significativas. Esta semana estaremos iniciando outra obra de grande porte na maternidade, que é a recuperação da ala B, e que irá recuperar a UTI materna, UTI neonatal 2, postos de enfermagem e enfermaria 2. É uma recuperação de grande porte e vai propiciar também que a gente faça novas pequenas reformas, transformando a maternidade minimamente possível, para o atendimento da mãe e bebê até a inauguração da nova maternidade”. 

Na inauguração da Unidade, estiveram presentes autoridades como secretário de Saúde, Florentino Neto; o governador do Estado, Wellington Dias; a vice-governadora, Regina Sousa; o diretor do Hospital, Francisco Macedo, entre outros, que acompanharam a entrega da estrutura e equipamentos. 

Com um investimento de R$ 150 mil, a Modalidade Canguru unidade conta com 20 novos leitos.

“A ideia da maternidade é ser de alta complexidade. O que estamos fazendo aqui é entregando algumas unidades que vão permitir, inclusive, fazer outras. Mas ela é ainda uma maternidade improvisada e não vai deixar de ser uma estrutura improvisada”, enfatiza o governador Wellington Dias.

Divulgação

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, comenta sobre a questão da reforma acontecer em meio a hospital em pleno funcionamento. “A gente faz algumas reformas em determinadas alas, muda o serviço para a área reformada, podendo assim permitir que a área anteriormente ocupada passe pelo serviço. Isso é o que é desejado em uma casa que está em funcionamento com 90% de taxa de ocupação”, conta o secretário.

Nova maternidade será referência

A nova maternidade será Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina, localizada na Avenida Presidente Kennedy, e tem a estimativa de entrega para o ano de 2021. “A solução que estou vendo, com a nova maternidade, é uma unidade moderna, será bem equipada e com pessoas qualificadas, como na Maternidade Evangelina Rosa. Nós vamos ter a condição de ter um lugar de excelência no estado do Piauí e ter uma rede de atendimento”, disse o governador Wellington Dias. 

O trabalho de construção e reparo de hospitais está sendo feito em outras partes do estado. No domingo (30), o governador inaugurou as obras de reforma e ampliação do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, no município de Água Branca, advinda de  parceria  entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Nós estamos fazendo essa ampliação para o Sul e para o Norte do Piauí, para também  desafogar o atendimento da nossa maternidade”, disse Dias.  

O secretário de Saúde completa: “Todas as reformas que estão sendo feitas aqui fazem parte de um cronograma de obras. Estão sincronizadas para que a gente possa ter aqui a execução de bons serviços e já prevendo a construção e inauguração da nova maternidade. É um plano  de investimento que o estado está fazendo”, afirma Florentino Neto. 

Na segunda-feira (1º), durante solenidade no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias assinou Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí. O estado conta, atualmente, com 26 câmaras setoriais de várias áreas que têm realizado um forte trabalho em todo o Piauí. Com o plano, será possível uma maior integração entre poder público e privado e ampliação de ações que tenham como objetivo desenvolver o estado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES