Nova Zelândia convida o mundo a olhar as estrelas em live

Evento acontecerá hoje, dia 20/7, às 14h30 (horário do Brasil), com transmissão ao vivo para todo o mundo e contará a história do aglomerado de estrelas Matariki

Evento acontecerá hoje, dia 20/7, às 14h30 (horário do Brasil) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Nova Zelândia é um país cheio de histórias e muita cultura. Lá, além da virada de ano tradicional no dia 31 de dezembro, também é celebrado o Ano Novo Maori, que segue o Calendário Lunar Maori, chamado de Maramataka. Todo ano, entre os meses de junho e julho, um aglomerado de estrelas aparece no céu da Nova Zelândia, que é possível vê-lo antes do nascer do Sol, durante o meio do inverno. No país, esse fenômeno é chamado, pelo povo Maori, de Matariki, que marca o encerramento do antigo ano lunar e o início do novo.

Em 2020, pela primeira vez o país celebrará este importante momento da cultura maori com a transmissão de uma live para todo o mundo, que mostrará a incrível beleza do Matariki e sua história, mitos e lendas contados pelo anfitrião do evento, Israel Dagg, ex-jogador de rugby e personalidade da Nova Zelândia. Será um momento em que os espectadores serão levados a uma jornada mágica e única. A Nova Zelândia convida a todos para se unirem ao redor do mundo e olharem para o céu, reconhecendo o ano que passou, em um momento de reflexão e esperança.

O evento terá também a participação dos convidados especiais Victoria Campbell, estudiosa de astronomia maori, e do navegador neozelandês Piripi Smith. No Brasil, a live poderá ser assistida pela página oficial do Facebook da Nova Zelândia, hoje, dia 20 de julho, às 14h30(horário de Brasília). A transmissão desse momento especial de celebração e reflexão acontecerá em Takapō/Lake Tekapo, localizada na ilha sul da Nova Zelândia.

Divulgação

O Matariki é conhecido mundialmente pelo nome Plêiades, que significa "Olhos de Deus". A olho nu, o aglomerado parece ter apenas algumas poucas estrelas, mas na verdade ele contém centenas delas, sendo um dos aglomerados mais brilhantes do céu, mesmo estando a cerca de 443 milhões de anos-luz de distância. Na Nova Zelândia, esse acontecimento astronômico pode ser observado normalmente por volta de junho e julho, quando o Matariki se eleva no céu do nordeste do país. Por estar conectado a um calendário lunar, a data de celebração do Ano Novo Maori muda a cada ano.

A celebração desse momento na Nova Zelândia é antiga e cheia de festividades. No passado, eram realizados rituais com fogueiras e oferendas para despedir-se dos mortos, honrar antepassados e celebrar a vida. Hoje em dia, as pessoas se reúnem para lembrar seus antepassados, compartilhar comida, cantar, contar histórias e tocar música. As pipas desempenham um papel importante na cultura maori, principalmente durante o inverno, quando são transportadas para representar o início do Matariki. A pipa maori é chamada de manu tukutuku ou manu aute. Na celebração do Matariki, o povo Maori empina pipas como um meio de se comunicar com aqueles que faleceram, conectando o céu e a terra.

Para ver esse aglomerado de estrelas na Nova Zelândia é preciso de uma luneta direcionada à direção nordeste. O Matariki fica ao norte da constelação Tautoru, ou cinto de Orion, e pode ser visto de qualquer lugar do mundo.

O Matariki sempre foi muito importante para o povo maori que associava períodos bons para plantio, colheita e caça quando o aglomerado de estrelas aparecia brilhante pela manhã, marcando o que seria então uma estação produtiva. O Matariki também foi muito importante para navegações de waka hourua (canoas de casco duplo). As equipes usavam as estrelas e aglomerados para guiá-los por grandes distâncias pelo Oceano Pacífico.

Conheça o significado de cada estrela do Mataraki:

Matariki: o nome Matariki não é usado apenas para descrever todo o aglomerado de estrelas, mas também uma estrela específica do grupo. Matariki é a estrela que significa reflexão, esperança, a conexão com o meio ambiente e a reunião de pessoas. O Matariki também está conectado à saúde e bem-estar.

Pōhutukawa: essa é a estrela conectada àqueles que faleceram. Ela nos incentiva a reservar um tempo para lembrá-los e a reconhecer o impacto deles em nossas vidas.

Tupuānuku: é a estrela conectada com tudo o que cresce no solo para ser colhido como alimento. "Tupu" significa "crescer" e "nuku" é a versão abreviada de "Papatuanuku" e significa "terra". Tupuānuku nos encoraja a considerar cuidadosamente o que estamos colocando em Papatūānuku (na terra) e em que quantidades.

Tupuārangi: está conectada a alimentos que vêm do céu, como pássaros, ou frutos e bagas das árvores.

Waitī: está ligada a todos os corpos de água doce e às fontes de alimento que são sustentadas por essas águas. Waitī vigia nos ambientes de água doce, como os wa (rios), roto (lagos), kūkūwai (pântanos) e waipuna (nascentes). Ela nos incentiva a ouvir e a aprender com as histórias que as águas têm para contar.

Waitā: associada ao oceano e às fontes de alimento que vêm dele. Waitā encoraja a respeitar as áreas costeiras e oceanos e tratar seus habitantes como os taonga (tesouros) que são.

Waipuna-ā-Rangi: acolhe as águas do céu de inverno em todas as suas formas, como ua (chuva), ua nganga (granizo) e hukarere (neve). Ela vê como essas águas contribuem para o ciclo saudável da terra e também os efeitos quando elas não chegam.

Ururangi: é a estrela conectada aos ventos. É amiga íntimo de te whānau puhi (a família do vento) - incluindo Hauraro (o vento norte), Tonga (o vento sul), Hauāuru (o vento oeste) e Marangai (o vento leste). Incentiva a conhecer bem essa família, abraçar sua força e se preparar para todos os desafios.

Hiwa-i-te-Rangi: é a estrela dos desejos, que ajuda a reconhecer esperanças, sonhos e aspirações para o próximo ano. Dá coragem para sempre se manter firme aos objetivos e a procurar oportunidades para vê-los realizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES