Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Novas integrantes do Conselho do Direito da Mulher tomam posse

Novas integrantes foram empossadas pelo prefeito Firmino Filho.

Compartilhe
Google Whatsapp

Teresina, a cidade feita por elas. Levando em conta esta máxima, o prefeito Firmino Filho empossou na noite desta quarta-feira, 09 de agosto, as novas integrantes do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM) de Teresina. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade, onde conselheiras titulares e suplentes assinaram o termo de posse para o biênio 2017 – 2019.

Jesus Lima, atual presidente Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM) e que está encerrando o seu mandato, afirmou que o órgão tem uma história de 31 anos de luta. “Ao resgatarmos a história do nosso Conselho chegamos à conclusão de que todas as brigas travadas pelas mulheres valeram à pena. Hoje sou uma mulher emponderada, tenho orgulho da minha história e de todas as conquistas à frente do Conselho. Temos uma rede de proteção á mulher, mas quantas já apanharam e morreram antes dessa conquista? Atualmente temos nove delegacias no Piauí especializadas para as mulheres. Portanto, temos muito o que comemorar, mas também temos em mente que a nossa luta continua e é árdua”, afirmou.

Novas integrantes do Conselho do Direito da Mulher de Teresina (Crédito: Renato Bezerra)
Novas integrantes do Conselho do Direito da Mulher de Teresina (Crédito: Renato Bezerra)

O CMDM é uma instância paritária, deliberativa, fiscalizadora, formuladora de políticas públicas na área da mulher e controladora das ações em âmbito municipal. O órgão tem como objetivo instituir diretrizes advindas das Conferências Municipais de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, para implantação e monitoramento de políticas públicas em âmbito municipal, voltadas à efetiva valorização da mulher. É vinculado, administrativamente, à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), órgão executor das políticas públicas para as mulheres junto à Rede de Atenção à Mulher de Teresina.

Para o prefeito Firmino Filho, muitas das conquistas da cidade são fruto do trabalho das mulheres e também do Conselho. “Muito da nossa história faz parte da luta das mulheres, e isso deve ser celebrado, daí a homenagem da Prefeitura de Teresina nesse aniversário de 165 às mulheres. Teresina é a única capital do Brasil a homenagear em seu nome uma mulher. Então, nada mais oportuno do que empossarmos essas conselheiras que constroem a nossa cidade e que ampliam suas  lutas da família para as comunidades e para a sociedade. O Conselho tem uma larga história de 31 anos que nos orgulha e que nos honra. E a Prefeitura amplia a cada dia o seu compromisso com as mulheres de Teresina”, disse o prefeito.

Paritariamente, o órgão é formado pela sociedade civil e por órgãos públicos, sendo 12 organizações de cada lado. O mandato das conselheiras é de dois anos, permitida apenas uma uma recondução . Segundo Macilane Gomes , secretária municipal da Mulher, o Conselho demonstra a força da mulher que luta para ter  voz e decidir por sua vida.

“Esse Conselho foi o primeiro mecanismos de política pública em defesa da mulher de Teresina. Há 31 anos já tínhamos mulheres que lutavam para serem reconhecidas na sociedade e que fazem parte da nossa história. Portanto, temos 48 conselheiras imbuídas desse sentimento que a mulher pode ser empoderada e pode conquistar tudo que almeja, além de trabalhar em defesa dos direitos e na busca pelo respeito”, destacou.

 O Conselho da Mulher de Teresina foi criado pelo Decreto nº 815, de 08/05/1986, e reorganizado pelas Leis nº 2.220, de 11/08/1993, Lei Complementar nº 3.970, de 12/05/2010, Lei nº 4.566, de 14 de maio de 2014, e Lei nº 5.045, de 11 de julho de 2017. O CMDM é localizado na Rua Desembargador Freitas, 1599, Edifício Paulo VI, Centro Norte da cidade. Confira, abaixo, a lista com as novas conselheiras, que tomarão posse no próximo dia 09.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto