Novas medidas de decreto estadual passam a valer a partir deste sábado

O decreto determina a suspensão de todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As novas medidas expedidas no decreto assinado pelo governador Wellington Dias, na quinta-feira (19), entram em vigência às 24 horas do dia 20 de março, ou seja, a partir da 0h de sábado (21). As medidas se fazem necessárias para o enfrentamento da crise de saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O decreto determina a suspensão de todas as atividades em bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculo e clínicas de estética. Os demais segmentos funcionarão normalmente. “Às 00:01 de sábado, todos os estabelecimentos citados no decreto não poderão estar mais abertos. Os que não foram incluídos, por enquanto, seguem com as atividades, mas outras medidas virão para regulamentar o funcionamento destes”, alerta o secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior.

Ascom

Quanto às empresas, todas continuam com suas atividades, contanto que se adequem às normas de higiene estabelecidas. Já para os órgãos públicos, a ordem é que se mantenham apenas os serviços estritamente necessários. “A recomendação é que sejam liberados todos os servidores que estejam dentro da área de risco e que seja dimensionada a quantidade máxima de pessoas por espaço físico e, a partir daí, definir uma espécie de rodízio. O mesmo vale para as empresas privadas. Os órgãos e as empresas que puderem liberar os funcionários para trabalhar em casa também estarão colaborando muito para a contenção da disseminação da doença”, explica Osmar.

Estarão suspensas as atividades de saúde bucal/odontológica pública e privadas, exceto as relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência; eventos esportivos; atividades comerciais em shopping centers. Além disso, o fluxo de pessoas nas divisas do estado será controlado.

O objetivo das novas medidas é reduzir a circulação de pessoas. “A única forma de enfrentar a pandemia é se prevenindo e só há uma forma de fazer isso: evitando o contato com pessoas contaminadas. Portanto, é essencial que o máximo de pessoas fique em casa, lave as mãos com frequência e siga todas as orientações de higiene e isolamento”, finalizou o secretário de Governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES