Novas pesquisas genéticas estimam que a cor branca apareceu na Europa

Novas pesquisas genéticas estimam que a cor branca apareceu na Europa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nossos ancestrais europeus foram negros durante dezenas de milhares de anos. Essa hip?tese foi formulada 30 anos atr?s por um dos maiores geneticistas do s?culo XX, Luca Cavalli-Sforza, depois de conduzir estudos gen?ticos em centenas de grupos ?tnicos ao redor do mundo.

Para enunci?-la, Cavalli-Sforza partiu de evid?ncias gen?ticas e paleontol?gicas sugestivas de que nossos ancestrais devem ter chegado ao Norte da Europa h? cerca de 40 mil anos, depois de passar 5 milh?es de anos no ber?o africano.

Esses primeiros imigrantes eram n?mades, ca?adores, coletores, pescadores e pastores que se alimentavam predominantemente de carne. Dessa fonte, os primeiros europeus absorviam a vitamina D, imprescind?vel para a absor??o de c?lcio no intestino e a boa forma??o dos ossos.

Nos ?ltimos 6 mil anos, quando a agricultura se disseminou pelo continente, fixou o homem ? terra e criou a possibilidade de estocar alimentos, a dieta europ?ia sofreu mudan?as radicais. A ado??o de uma dieta mais vegetariana trouxe vantagens nutricionais, menor depend?ncia da imprevisibilidade da ca?a e da pesca, aumentou a probabilidade de sobreviv?ncia da prole, mas reduziu o acesso ?s fontes naturais de vitamina D.

Para garantir que o metabolismo de c?lcio continuasse a suprir as exig?ncias do esqueleto, surgiu a necessidade de produzir vitamina D por meio de um mecanismo alternativo: a s?ntese na pele mediada pela absor??o das radia?es ultravioleta da luz solar.

De um lado, a pele negra incapaz de absorver os raios ultravioleta na intensidade que o faz a pele branca; de outro, as baixas temperaturas caracter?sticas do Norte da Europa, que obrigaram os rec?m-sa?dos da ?frica tropical a usar roupas que deixavam expostas apenas as m?os e o rosto, criaram for?as seletivas para privilegiar mulheres e homens de pele mais clara.

Num mundo de gente agasalhada dos p?s ? cabe?a, iluminado por raios solares an?micos, levaram vantagem na sele??o natural os europeus portadores de genes que lhes conferiam concentra?es mais baixas de melanina na pele.

As previs?es de Cavalli-Sforza enunciadas numa ?poca em que a gen?tica n?o dispunha das ferramentas atuais, acabam de ser confirmadas por uma s?rie de pesquisas.

No ano passado, ocorreu o maior avan?o nessa ?rea: a descoberta de que um gene, batizado de SLC24A5, talvez fosse o respons?vel pelo aparecimento da pele branca dos europeus, mas n?o dos asi?ticos.

Em outubro de 2005, o grupo de Keith Cheng, da Pennsylvania State University, publicou na revista Science um estudo demonstrando que existem duas variantes desse gene (dois alelos). Dos 120 europeus estudados, 98% apresentavam um dos alelos, enquanto o outro alelo estava presente em praticamente todos os africanos e asi?ticos avaliados.

Trabalhos posteriores procuraram elucidar em que ?poca essa muta??o gen?tica teria emergido entre os europeus.

Com emprego de t?cnicas de seq?enciamento de DNA, o gene SLC24A5 foi pesquisado em 41 europeus, africanos, asi?ticos e ind?genas americanos.

Pelo c?lculo do n?mero e da periodicidade com que ocorrem as muta?es, os autores determinaram que os alelos respons?veis pelo clareamento da pele foram fixados nas popula?es europ?ias h? 18 mil anos.

No entanto, como a margem de erro nessas estimativas ? grande, os autores tamb?m seq?enciaram outros genes localizados em ?reas pr?ximas do genoma. Esse refinamento da t?cnica permitiu estimar o aparecimento da cor branca da pele europ?ia num per?odo que vai de 6 mil a 12 mil anos.

Esses estudos t?m duas implica?es:

1) Demonstram que as estimativas de que os seres humanos modernos teriam aparecido h? 45 mil anos e que n?o teriam mudado desde ent?o est?o ultrapassadas. Nossa esp?cie est? em constante evolu??o.

2) Demonstram como s?o rid?culas as teorias que atribuem superioridade ? ra?a branca. De 5 milh?es de anos, quando os primeiros homin?deos desceram das ?rvores nas savanas da ?frica, a meros 6 mil a 12 mil anos, ?ramos todos negros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES