Novas promessas do Facebook contra notícias falsas não convencem a UE

Pressionadas, as grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook têm anunciado medidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pressionadas, as grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook têm anunciado medidas com as quais prometem minimizar o problema da desinformação espalhada em suas plataformas, em especial na eleição do Parlamento Europeu, em maio. As iniciativas, porém, são consideradas insuficientes por especialistas e pela Comissão Europeia, que nesta terça-feira (29) disse que as companhias, principalmente o Facebook, precisam fazer mais para combater a disseminação de notícias falsas ou terão de enfrentar a regulação. No caso da empresa de Mark Zuckerberg, o aviso é mais enfático, justamente um dia depois de a rede social alardear, mais uma vez, uma série de iniciativas para combater as fake news.                                   

Na divulgação sobre os primeiros relatórios dos signatários do Código de Prática sobre Desinformação – Google, Facebook, Twitter, Mozilla e associações que representam o setor publicitário –, de outubro de 2018, a Comissão Europeia mostrou que não caiu na conversa do Facebook. Assinalou que, no geral, houve avanços, tais como a remoção de contas falsas e a limitação da visibilidade de sites que promovem a desinformação. No entanto, destacou o órgão executivo da União Europeia (UE), são necessárias medidas adicionais para garantir a total transparência dos anúncios políticos até ao início da campanha para a eleição do bloco. Em 2019, haverá ainda pleitos locais na Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Grécia, Polônia, Portugal e Ucrânia. 

Coube a Julian King, comissário europeu de segurança, mandar um duro recado ao seu compatriota Nick Clegg, o ex-vice-primeiro-ministro do Reino Unido recém-nomeado diretor de assuntos globais do Facebook, que na segunda-feira (28) anunciou medidas que incluem até mesmo um "sala de guerra" contra notícias falsas, em Dublin, na Irlanda, nos moldes da montada para as eleições no Brasil e nos Estados Unidos, no ano passado, que mostrou ser muito mais uma ação de marketing do que uma arma verdadeiramente letal à desinformação.

King foi ácido ao se referir às medidas do Facebook e deixou clara a sua frustração com a empresa do Vale do Silício. "O ideal, o que teria sido ainda melhor, é que eles [Facebook] tivessem sido capazes de informar essas medidas para nós como parte do processo de relato [dentro do previsto pelo código assinado no ano passado]”, disse. O ideal, enfatizou o comissário, é que a companhia norte-americana tivesse fornecido números comparativos de desempenho. “Estamos ansiosos para que eles façam isso".

King reclamou ainda que pesquisadores independentes não têm acesso aos dados do Facebook – "Precisamos fazer algo sobre isso" – e que o site ainda hospeda contas falsas em demasia. "O Facebook está trabalhando com verificadores de fatos terceirizados; e isso é ótimo", disse. "Mas eles estão fazendo isso em sete estados-membros. Precisamos fazê-lo em todos os estados-membros."

De forma geral, o comissário disse que a UE continua preocupada com o ritmo do progresso que, nessas questões, precisa ser mais rápido. “Não podemos nos dar ao luxo de acordar depois da eleição para descobrir que poderíamos e deveríamos ter feito mais. Precisamos agir agora", afirmou. “Os signatários tomaram medidas, como dar às pessoas novas formas de obter mais detalhes sobre a origem de uma história ou anúncio. Agora, devem se certificar que essas ferramentas estejam disponíveis para todos na UE, monitorar sua eficiência e se adaptar continuamente aos novos meios novos meios para disseminar a desinformação. Não há tempo a perder”, reforçou Andrus Ansip, comissário do bloco europeu para o mercado digital.

Sistema de alerta rápido

A preocupação é tanta que a UE pretende lançar um sistema de alerta rápido para detectar notícias falsas, dentro do “Plano de Ação” global contra a desinformação anunciado no ano passado. O projeto tem por base uma “plataforma digital segura”, com as informações apresentadas em “fontes abertas” para impedir “tentativas coordenadas de agentes estrangeiros” para manipular o debate político. “O sistema estará pronto por volta de março”, disse a porta-voz da Comissão Europeia, Maja Kocijancic. 

Está prevista também a criação de uma rede de verificadores de fatos, a partir de um financiamento inicial de 2,5 milhões de euros. “Dois terços dos europeus estão preocupados que seus dados pessoais sejam usados para dirigir as mensagens políticas que veem [nas plataformas]”, lembrou Julian King em discurso no final de 2018. “Não podemos permitir que a internet se torne um faroeste onde vale tudo.” O sucesso dos projetos, porém, depende da colaboração de empresas como Google, Facebook e Twitter.

Passos para trás

Nas críticas que fez nesta terça-feira ao Facebook, King não fez referência explicita aos problemas da rede social com iniciativas que garantem mais transparência. Mas eles existem. No fim do ano passado, o jornal The Guardian informou que integrantes e ex-integrantes do projeto disseram que a colaboração produziu resultados mínimos e que perderam a confiança no Facebook.

A empresa, segundo esses profissionais, recusou-se repetidamente a divulgar dados significativos sobre os impactos de seu trabalho, o que seria motivo suficiente para romper o acordo. "Eles não estão levando nada a sério. Estão mais interessados em parecer bem e passar a responsabilidade adiante. Eles claramente não se importam [com as ‘fake news’], disse Brooke Binkowski, ex-editora no Snopes, um dos sites de verificação de fatos parceiros do Facebook. Na semana passada, o site Poynter relatou que o conteúdo de memes cuja falsidade é atestada por verificadores pode ser replicado sem a devida marcação de que é falso.

Recentemente, o Facebook fez outra alteração que, na prática, inviabilizou o trabalho feito por ONGs para monitorar anúncios políticos e denunciar possíveis irregularidades. Uma dessas organizações é a ProPublica, que desenvolveu uma ferramenta para permitir que o público veja exatamente como os usuários do Facebook estão sendo direcionados pelos anunciantes.

Há um ano e meio, a organização sem fins lucrativos com sede em Nova York que produz jornalismo investigativo de interesse público, vem construindo um banco de dados pesquisável de anúncios políticos e dos segmentos da população que os anunciantes estão pagando para alcançar. Isso foi feito a partir do recrutamento de milhares de voluntários que instalaram uma extensão de navegador da web.

Em um comunicado à ProPublica, o Facebook disse que a mudança foi feita para simplesmente impor seus termos de serviço. “Melhoramos regularmente as formas como impedimos o acesso não autorizado de terceiros, como plugins de navegadores da Web, para manter as informações das pessoas seguras", disse a porta-voz do Facebook, Beth Gautier. "Essa foi uma atualização de rotina e aplicada a plugins de bloqueio de anúncios e de anúncios, que podem expor as informações das pessoas a agentes mal-intencionados da maneira que eles não esperavam." Mas o mais recente movimento do Facebook, informou a ProPublica, afetou também a extensão desenvolvida pela organização. Além disso, a mudança ocorre alguns meses depois que executivos do Facebook pediram à organização para encerrar seu projeto de transparência de anúncios.

Em paralelo, o Facebook lançou um arquivo de anúncios políticos norte-americanos, que a empresa diz ser uma alternativa à ferramenta da ProPublica. No entanto, afirmou a organização, o arquivo de publicidade do Facebook está disponível somente em três países, não divulga dados importantes de segmentação e não inclui todos os anúncios políticos veiculados nos Estados Unidos. Apenas neste mês, a ProPublica diz ter notado quatro grupos exibindo anúncios que não estão no arquivo do Facebook.

Tática da consolidação

Outras mudanças e intenções reveladas pelo Facebook nos últimos dias têm recebido críticas, tal como a ideia de integrar WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. “Mais uma vez, Mark Zuckerberg parece priorizar seus próprios objetivos em prol da consolidação do poder sob a população e seus dados”, disse o senador democrata Richard Blumenthal ao The Verge.  A medida também foi criticada por reguladores da União Europeia.

Embora cada um dos aplicativos permaneça, por enquanto, independente, a junção tem um objetivo principal, escreveu o editor do site Monday Note, Frederic Filloux: tornar impossível a separação do gigante social. Nos últimos anos, destacou o jornalista, a Facebook Inc. conseguiu integrar discretamente sua máquina de publicidade. “Uma integração de todas essas infraestruturas é provavelmente uma tentativa do Facebook de superar os reguladores norte-americanos e europeus”, afirmou Filloux.

A tática de consolidação é, segundo o editor do Monday Note, bem conhecida entre os gigantes da tecnologia. Algumas semanas atrás, Richard Kramer, fundador da Arete Research, comentou sobre como o Google unificou boa parte de seus negócios, permitindo que anunciantes comprem um pacote – YouTube, busca, Google Maps e outros serviços –    de maneira unificada.  “Agora vemos isso acontecer no Facebook, aproximando os componentes da plataforma. O Facebook está passando de uma empresa de produtos para uma empresa de plataforma que será difícil de desagregar”, disse Kramer.

Democracia direta

Frederic Filloux, entretanto diz que a novidade do Facebook que parece ser mais nociva é o serviço para que seus usuários possam criar petições online: Ações da Comunidade. O recurso, informou o site especializado em tecnologia e comunicação TechCrunch, começará a ser distribuído primeiro nos Estados Unidos e permitirá que os usuários marquem em suas petições funcionários e organizações públicas. A rede social diz que o sistema, que competirá com sites como o Change.org, permitirá que as pessoas advoguem “por mudanças em suas comunidades e se associem a autoridades eleitas e agências governamentais para chegar a soluções para os problemas da comunidade”.

Na mira do Facebook, disse Filloux, está o Change.org e seus 200 milhões de usuários. E algo parecido ao que a Snap Inc. experimentou alguns anos atrás quando a empresa não estava disposta a vender seu negócio ao Facebook pode se repetir. “O resultado de sua recusa foi que Zuckerberg está sufocando a empresa até a morte”, afirmou o jornalista, para em seguida alertar que o maior problema não é esse.

Neste momento, disse o jornalista, em todos os países que lidam com a nova onda de populismo, a maior preocupação é a defesa da democracia representativa contra o conceito de referendos populares em que qualquer grupo de cidadãos poderia lançar o que vier à mente para uma votação pública. “A consequência mais terrível seria ver as leis fundamentais que resistiram a oscilações políticas serem colocadas na urna de maneira manipulada”, advertiu.

Filloux salientou que, visto da sede do Facebook, o serviço Ações da Comunidade será usado para pressionar por um banco de parque ou um novo sistema de coleta de lixo, e haverá advogados que traçarão diretrizes precisas e globais para evitar qualquer abuso. Mas os grupos de interesses mais extremos e organizados irão aproveitar a plataforma com propostas relativamente mundanas que, de fato, carregam uma agenda oculta. “Veremos uma quantidade considerável de legislações que foram tomadas como certas graças a décadas de processos democráticos sendo reconsiderados por grupos que se aproveitam de tendências ou emoções populares. Todos podem ver a estrada escura e torcida à frente. Menos, aparentemente, o Facebook”.  A única resposta da rede social, disse o jornalista, é se tornar o vetor do movimento de democracia direta. “As ações recentes do Facebook são um exemplo perfeito de puro cinismo ou desconexão da administração do Facebook com a realidade do mundo”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES