Novo guia climático alerta sobre aquecimento global

Novo guia climático alerta sobre aquecimento global

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cole??o de livros Rough Guide sempre ofereceu a viajantes com pouco dinheiro informa?es detalhadas sobre os costumes e a cultura dos pa?ses que visitam. Um novo lan?amento da s?rie, no entanto, tra?a um panorama amplo sobre os problemas clim?ticos que amea?am todo o planeta.

"O livro foi criado para servir como um guia geral com informa?es sobre as mudan?as clim?ticas", disse Robert Henson, jornalista especializado em quest?es clim?ticas e autor do The Rough Guide to Climate Change. "Ele deve ser usado como algo em que o leitor mergulha em busca de informa?es."

"O livro n?o se dirige aos inteirados no assunto, que j? conhecem os detalhes sobre o que est? acontecendo. E n?o se dirige aos que est?o convencidos de que n?o h? um problema. O livro dirige-se ao leitor comum", disse, por telefone, de Denver.

Segundo os cientistas, as temperaturas m?dias da Terra devem subir entre 1,8?C e 4?C neste s?culo, devido principalmente ? queima de combust?veis f?sseis nos setores de energia e de transporte.

Os especialistas alertam que as calotas polares derreter?o, que o n?vel dos mares subir?, que fen?menos clim?ticos violentos se tornar?o mais frequentes e mais fortes e que a vida de milh?es de pessoas estar? em perigo.

"Esse ? um problema de propor?es gigantescas que requer uma resposta de propor?es gigantescas da parte dos governos, empresas e indiv?duos", afirmou Henson.

A segunda edi??o do livro, publicada nesta semana, inclui os detalhes de pesquisas divulgadas no ano passado pelo Painel Intergovernamental de Mudan?as Clim?ticas, e surge no momento em que os pa?ses mais poluentes do mundo re?nem-se no Hava? para discutir o que fazer.

O guia de 374 p?ginas descreve o problema, analisa suas causas e consequ?ncias, apresenta os argumentos pr? e contra, al?m de oferecer algumas solu?es t?cnicas.

Ciente de que a larga escala da crise clim?tica pode levar as pessoas a acreditar que s?o impotentes como indiv?duos e que, pelo fato de o problema ser supostamente inevit?vel, n?o h? motivo para agir, Henson tamb?m apresenta a?es que est?o ao alcance de todos.

Dentre as sugest?es, est? comprar menos ?gua engarrafada - 150 bilh?es de litros de ?gua engarrafada s?o vendidos todos os anos e parte dessa carga percorre longas dist?ncias -, comer menos carne, porque 18% dos gases do efeito estufa v?m da atividade pecu?ria, e optar por l?mpadas que consomem menos energia.

Viajar menos de avi?o e permanecer mais tempo nos locais que se visita, n?o deixar os aparelhos el?tricos no modo "stand by" e n?o acelerar demais quando ao volante de um carro tamb?m s?o propostas inclu?das na lista elaborada por Henson.

"Isso ? um exemplo cl?ssico de uma quest?o na qual dificilmente haver? um resultado imediato. Em alguns casos, as a?es realizadas agora s? produzir?o efeitos dentro de d?cadas", afirmou.

"A conclus?o disso ? que temos de nos satisfazer com o que ? poss?vel e fazer as coisas que, segundo sabemos, ajudar?o no longo prazo, mas que oferecem pouca recompensa imediata".

"Um exemplo ? o uso de l?mpadas mais econ?micas. Isso ajuda no longo prazo, ? um s?mbolo vis?vel de que estamos fazendo alguma coisa e diminui os gastos mensais com o consumo de eletricidade", acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES