Novo horário de funcionamento da Ceasa atende ao Regimento Interno

O controle de horário é parte do Estatuto da Central.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Implantado pela atual gestão da Central de Abastecimento, o novo horário de funcionamento, válido desde o dia 29 de junho, segue regras de mercado e garante um controle mais eficaz da segurança e limpeza da Nova Ceasa. Às terças,quartas,sextas e sábados, a abertura dos portões acontece às 4h, e nos demais dias ( segundas e quintas-feiras), às 5h. O controle de horário é parte do Estatuto da Central mas não estava sendo cumprido. “Criamos um cronograma para a implantação gradativa do novo horário, de modo que os permissionários e demais produtores pudessem se adequar”, explica o diretor da NC, James Pereira.

Desde o dia 5 de junho, os horários começaram a ser adequados e divulgados. Segundo ele, além as novas regras possibilitam à gestão, garantir mais segurança para os permissionários e usuários. ”Como não havia controle de entrada, tinha gente que praticamente morava dentro da Ceasa. E não tinha nem como saber quem realmente entrava lá”, conta o diretor. Na última sexta-feira, um grupo de produtores do Ceará protestou contra a mudança. Ele chegaram a interditar a avenida Henry Wall de Carvalho, impedindo o acesso dos veículos, por discordarem da mudança, Nenhum dos manifestantes é permissionário da Nova Ceasa mas tem autorização para comercializar hortaliças nas instalações.

“Em todas as Centrais de Abastecimento do Brasil, há horário estabelecido e o cumprimento dele”, afirma. O regimento das Ceasas impõe horários. Em São Paulo, por exemplo, o controle é ainda mais rigoroso e a Ceagesp só libera a entrada às 6h, no Espírito Santo, às 4:30h e Pernambuco, segue as regras do Piauí, abrindo às 4h para exposição de produtos mas só permite comercialização, às 5:30h. No Rio de Janeiro, a carga e descarga de mercadorias fora do horário, gera cobrança de multa que varia a partir de R$ 3 mil e pode chegar até mesmo à interdição do comércio.

Além de problemas com a segurança e a própria limpeza, o descumprimento do estatuto também promovia uma concorrência desleal com quem não conseguia ou não podia chegar durante a noite. Também foram identificadas situações em que as instalações eram utilizadas para outras práticas, que não o comércio de hortigranjeiros.

Durante o processo que resultou na Parceria Público-Privada, através da modalidade concessão, a Superintendência de Parcerias e Concessões do Governo fez uma pesquisa onde o cumprimento de horário era a segunda prioridade dos permissionário, após a limpeza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES