Novo passaporte brasileiro: veja as novidades do documento ponto a ponto

Governo afirma que documento ficou mais seguro e que valor da taxa não vai mudar; troca só é necessária após vencimento.

Novo passaporte brasileiro: veja as novidades ponto a ponto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Figuras que representam a flora e a fauna do Brasil estão entre as mudanças feitas no passaporte brasileiro.

O novo modelo foi apresentado nesta segunda-feira (27) pelo governo federal e, segundo as autoridades, ficou mais seguro contra fraudes.

Novo passaporte brasileiro: veja as novidades do documento ponto a ponto

O modelo atualizado começa a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.

A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos.

O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum.

Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.

Novo RG não substitui

No mesmo evento, o governo entregou as primeiras unidades da nova Carteira de Identidade Nacional, o novo RG. E explicou que, como já acontece hoje, ela não vai substituir o passaporte porque o Brasil só possui acordos para uso do documento de identidade com países do Mercosul. Para os demais, o passaporte continua obrigatório.

Novo desenho

Na capa, o destaque é a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageados nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

Na página com os dados do cidadão, haverá uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES