Novo presidente da Funai nega ligação com agronegócio

Xavier defendeu a legalização do garimpo em terras indígenas e rebateu as acusações de que teria atuação chancelada pelo agronegócio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criticado pela proximidade com ruralistas, o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) , o delegado da Polícia Federal Marcelo Xavier , diz, em sua primeira entrevista, que não está a serviço de grupos ligados ao agronegócio . Ele afirma que os indígenas terão os direitos resguardados como previsto na Constituição.

Em entrevista ao GLOBO, Xavier defendeu a legalização do garimpo em terras indígenas e rebateu as acusações de que teria atuação chancelada pelo agronegócio.

- Essa ligação que fazem com bancada ruralista vem da minha atuação na CPI da Funai, mas não fui só eu que atuei, havia integrantes da AGU, do TCU, servidores do Incra. Então todos são ruralistas? É uma adjetivação que não tem cabimento - disse Xavier.

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O novo presidente da Funai também falou ao GLOBO sobre seu afastamento, quando atuava como delegado da Polícia Federal, de uma operação que apurava a invasão de uma terra indígena - Xavier foi acusado de colaborar com os intrusos - e sobre um boletim de ocorrência em que é acusado de agredir o próprio pai. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES