Novo presidente vai apurar tentativa de fraude em votação do Senado

Na hora da apuração, descobriu-se que havia 82 cédulas de papel depositadas na urna para um total de 81 senadores

| Fabio Rodrigues-Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse neste sábado (2) que vai determinar apuração para saber se houve tentativa de fraude na primeira votação da eleição para a Presidência da Casa, que acabou anulada. 

Na hora da apuração, descobriu-se que havia 82 cédulas de papel depositadas na urna para um total de 81 senadores – 80 cédulas estavam dentro dos envelopes correspondentes, mas duas cédulas estavam soltas, sem envelope. 

Diante do protesto de senadores, a votação teve que ser refeita. Alcolumbre foi eleito com 42 votos. 

"Como presidente, agora, vou determinar que seja apurado o que aconteceu, se foi um envelope a mais ou se foi realmente essa suspeita [de tentativa de fraude]", afirmou Alcolumbre em entrevista após o fim da sessão. 

O senador disse que não queria se antecipar aos fatos e que era preciso esclarecer o que tinha acontecido antes de dizer que houve, de fato, uma tentativa de fraudar o pleito. 

“Eu tenho que avaliar. Parece que tem uma filmagem ou alguma coisa aí. Eu não queria me antecipar aos fatos porque parece que houve uma fraude na eleição. O que há é que tinha um envelope a mais e pode ter sido na hora da contagem. Eu não quero me manifestar em relação a isso", afirmou. 

O senador José Maranhão (MDB-PB), que conduzia a sessão da eleição, negou à imprensa ter visto para quem eram os votos contidos nas duas cédulas avulsas. 

"Não [vi]. E, se tivesse visto, não dizia nem a você [jornalista] e nem a ninguém", afirmou. 

E acrescentou: "Não, você me viu olhando o lado inverso e anverso. Eu não quis abrir porque a minha curiosidade me levava a ver em quem era o voto e a minha opinião era, para maior lisura, para maior transparência, era a anulação da eleição". 

Imagens feitas pela TV Globo revelaram que os votos das duas cédulas sem envelopes depositadas na urna da eleição para a presidência do Senado foram dados para Renan Calheiros. 

Maranhão confirmou que as 82 cédulas estavam assinadas por ele – procedimento para validar a cédula antes de entregá-la para os senadores votarem. 

"Não foi uma cédula a mais. Foram duas cédulas e, em vez de um envelope e uma cédula, tinha uma cédula dentro da outra", afirmou. 

Segundo ele, quem entregava as cédulas aos votants era [o senador] Fernando Bezerra. 

 Eu e ele rubricávamos e ali, naquela pressa, nós rubricamos. Você está rubricando a cédula e o envelope. O envelope você rubricava na capa do envelope e a cédula, no verso da cédula. É muito fácil você, ao invés de rubricar um envelope e uma cédula, rubricar duas cédulas. E foi o que aconteceu", declarou. 

 De acordo com Maranhão, "a desonestidade foi de quem recebeu a cédula e votou". 

 "Qual era o senador que podia confundir uma cédula com um envelope?", indagou.

Fabio Rodrigues



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES