Novo vírus tem semelhanças com a gripe H1N1 de 2009

Influenza G4 EA H1N1 foi registrado em porcos após anos de estudos e ainda não há registro de transmissão entre humanos, mas descoberta gerou atenção caso o vírus sofra mutações

Anthony Fauci, médico conselheiro da Casa Branca, | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico Anthony Fauci, principal conselheiro em epidemiologia na Casa Branca, afirmou nesta terça-feira (30) que o novo vírus descoberto em porcos na China se assemelha aos vírus de gripe que causaram as pandemias de 2008 e 1918. Informações do site G1

Assim como os vírus da chamada "gripe suína" e da "gripe espanhola", esse novo influenza é uma variante do H1N1 — está sendo chamado por cientistas G4 EA H1N1. A descoberta vem de estudos que levaram anos em abatedouros chineses, e, por enquanto, NÃO há relatos de transmissão entre humanos (leia mais no fim da reportagem).

Fauci explicou a parlamentares no Congresso dos Estados Unidos qual o risco desse novo vírus de gripe à saúde humana. "Em outras palavras, quando você tem um novo vírus que se torna um vírus pandêmico é porque sofreu mutações e/ou por reorganização ou mudanças de genes", afirmou.

"É algo que ainda está sendo examinado, não é uma ameaça imediata em que você está vendo infecções, mas é algo que precisamos ficar de olho da mesma forma que fizemos em 2009, com a chegada da 'gripe suína'", acrescentou Fauci.

Oito anos de pesquisa

O estudo sobre o novo vírus influenza foi publicado na segunda-feira na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" por pesquisadores da Universidade Agricultural Chinesa com análises em mais de 30 mil porcos entre 2011 e 2018. Veja mais no VÍDEO acima.

De acordo com os cientistas, não há provas de que os humanos estejam imunes a esses vírus. Porém, como já existe tratamento e vacina para outros subtipos da gripe, a descoberta pode antecipar a produção de remédios e imunização antes que a doença se torne um problema para a saúde pública.

Quando o novo coronavírus causador da Covid-19 foi descoberto, por exemplo, a doença já se espalhava entre humanos — o que deu condições para que a nova doença se tornasse pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES