Número de casos de coronavírus no mundo passa de 1 milhão

O número de registros de Covid-19 aumentou em quase 1.000% em 31 dias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão nesta quinta-feira (2), informa levantamento da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil.

Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou em quase 1.000% em 31 dias.

Entretanto, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

A disparada no número de casos e a transmissão sustentada do novo coronavírus em praticamente todos os continentes levou a OMS a declarar pandemia em 11 de março.

Na ocasião, os contágios na China — primeiro epicentro da doença — começavam a estagnar. No entanto, os registros de Covid-19 na Europa, especialmente na Itália, disparavam. Foi ainda no início de março que diversos governos europeus decretaram medidas para forçar o distanciamento social, como restrições na circulação de pessoas nas ruas e fechamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

Times Square esvaziada por causa do isolamento pelo Covid-19 | Crédito: Getty Images

Os Estados Unidos também viram um aumento considerável no número de casos de Covid-19. A doença apareceu inicialmente na Costa Oeste, em estados como Washington e Califórnia. Porém, Nova York registrou explosão do novo coronavírus e se tornou o principal epicentro da epidemia no país.

Nesta quinta, inclusive, os Estados Unidos tinham o maior número de casos de novo coronavírus em todo o mundo: mais de 230 mil. A Itália, entretanto, registrou mais mortes pela Covid-19, com quase 14 mil vítimas da doença.

Os 10 países com mais casos do novo coronavírus às 16h50 desta quinta-feira, segundo a Universidade Johns Hopkins são: Estados Unidos— 236.339 casos;Itália — 115.242 casos; Espanha — 110.238 casos; Alemanha — 84.600 casos; China — 82.432 casos; França — 59.929 casos; Irã — 50.468 casos; Reino Unido — 34.164 casos; Suíça — 18.827 casos; e Turquia — 18.135 casos.

Novo coronavírus no Brasil

O Brasil tem mais de 7 mil casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o governo brasileiro, há transmissão sustentada da doença no país: ou seja, não é possível rastrear qual a origem da infecção e o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Entretanto, o número de casos no Brasil pode ser ainda maior: o país tem ao menos 23,6 mil testes à espera do resultado. Essa subnotificação de registros tem duas causas, segundo especialistas ouvidos pelo G1: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar as análises já iniciadas mas não concluídas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES