Número de casos notificados de varíola dos macacos sobe para 118 no Piauí

Os casos confirmados de varíola dos macacos se mantêm em sete, tendo 55 casos suspeitos e dois prováveis.

Varíola dos macacos no Piauí | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí tem até esta sexta-feira (16), 118 casos notificados de varíola dos macacos. Na última terça-feira (13), havia 110 casos notificados, um aumento de oito casos em três dias. Os confirmados se mantêm em sete, tendo 55 casos suspeitos e dois prováveis. Até o momento, não foram registrados óbitos em decorrência da doença.

Os dados constam no Painel Monkeypox Piauí, atualizado de forma on-line pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Erupções na pele são um dos sintomas da varíola dos macacos | FOTO: Shutterstock

Casos suspeitos

Os municípios com casos suspeitos são Agricolândia (1), Buriti dos Lopes (1), Cajueiro da Praia (3), Campo Maior (2), Cristino Castro (1), Curimatá (1), Floriano (1), Itaueira (1), José de Freitas (1), Marcolândia (1), Matias Olímpio (1), Monsenhor Gil (1), Monsenhor Hipólito (1), Morro do Chapéu (1), Parnaíba (4), Pio IX (1), Piracuruca (1), São Lourenço do Piauí (1), Tanque do Piauí (1), Teresina (30). 

Segundo o Ministério da Saúde, considera-se caso suspeito quando a pessoa apresenta início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção na pele aguda profunda e bem circunscrita de monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo; e/ou dor proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento) e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sintomas. 

Casos prováveis

Dos dois casos prováveis notificados no Piauí, um é em Teresina e outro é em Cocal de Telha. O Ministério da Saúde determina como caso provável quando atende à definição de caso suspeito, que apresente um ou mais critérios apontados no Plano de Contingência, com investigação laboratorial de varíola dos macacos não realizada ou inconclusiva, e que o diagnóstico da doença não pode ser descartado apenas pela confirmação clínico-laboratorial de outro diagnóstico.

Quais os sintomas da varíola dos macacos?

Os principais sintomas da varíola dos macacos são os seguintes: 

  • Erupção cutânea ou lesões de pele;
  • Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza.

A recomendação das autoridades de saúde é que ao sentir algum sintoma suspeito procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento para avaliação. O paciente deve informar se teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença e, se possível, isolar-se e evitar o contato próximo com outras pessoas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES