“Número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil cai para 26”, diz Ministério da Saúde

Outros 15 casos estão em monitoramento em sete Estados e 99 foram descartados

Gripe suína monitorada no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde informou que diminuiu para 26 o número de casos suspeitos de gripe suína no País: nove em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, dois no Distrito Federal, dois em Goiás, dois em Santa Catarina, dois em Tocantins, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais, um na Paraíba, um no Paraná, em um Pernambuco e um em Rondônia.

Outros 15 casos estão em monitoramento em sete Estados e 99 foram descartados. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta quarta-feira.

Até ontem, havia 28 casos em monitoramento, 28 suspeitos e 73 descartados.

O QUE É A GRIPE SUÍNA

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES