Número de famílias desabrigadas chega a 355 em Teresina, diz Defesa Civil

Entre os desabrigados, 60% estão na zona Norte da capital, que teve mais áreas atingidas pelo volume das chuvas

desabrigados | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo levantamento realizado pela Defesa Civil, aponta que o número de famílias desabrigadas devido aos alagamentos provocados por chuvas aumentou para 355 em Teresina. A informação foi divulgada na manhã  desta quinta-feira (06).

Entre os desabrigados, 60% estão na zona Norte da capital, que teve mais áreas atingidas pelo volume das chuvas. Através do "Família Acolhedora", os desabrigados estão sendo acolhidos em casas de famílias inscritos no programa e escolas da rede municipal de ensino.

Sobe para 355 o número de famílias desabrigadas em Teresina - Foto: Divulgação/Ascom/PMT

Nesta quinta-feira (06), acontece uma reunião entre o comitê emergencial montado pela Prefeitura de Teresinana sede da Saad Norte, para deliberar os próximas ações de ajuda a essas famílias.

Para combater novos alagamentos, a Prefeitura de Teresina está utilizando o sistema de bombas do dique da Avenida Boa Esperança para retirar água das lagoas, resultante da precipitação das chuvas. São 12 bombas com capacidade para retirar 9 mil litros de água por segundo.

Comitê emergencial vai se reunir nesta quinta-feira (06) 

“As comportas dessas lagoas para os dois rios estão fechadas para não correr o risco da água voltar dos rios para dentro das lagoas. Já a água que chega pela chuva nós estamos jogando nos rios, por meio desse sistema de bombeamento, para baixar o nível e evitar novos alagamentos”, esclarece o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira.

Além desses serviços, a Prefeitura, por meio das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), intensificou a limpeza de bueiros e galerias de todas as zonas da cidade.

Famílias são abrigadas em escolas de Teresina 

Previsão de mais chuvas intensas

A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro é de chuvas intensas em Teresina. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), há previsão de um grande volume de chuvas no sábado (8) e domingo (9), na capital piauiense.

Defesa Civil faz cadastro de famílias desabrigadas 

Em 4 dias, chuvas em Teresina superam a média do mês de janeiro

Em apenas 4 dias, Teresina já superou a média de chuvas esperada para o mês de janeiro. A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010. Contudo, em um dos locais de medição, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou-se cerca de 206 mm, entre o fim da tarde do dia 1 e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022.  As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva, elevando ainda mais o nível dos rios nesses estados. 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES