Número de mortos em queda de prédio em Miami vai a 24; 121 desaparecidos

Preocupação agora, além do lento trabalho de busca praticamente sem a esperança de encontrar sobreviventes, é com a possível chegada de uma tempestade

Número de mortos em queda de prédio em Miami vai a 24; 121 desaparecidos | Foto: Reuters/Marco Bello
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades do estado da Flórida confirmaram, neste sábado, que mais dois corpos do desabamento de um prédio na cidade de Surfside, nos subúrbios de Miami, foram encontrados, colocando o total de vítimas em 24. Até o momento, 121 pessoas seguem desaparecidas, e a preocupação agora, além do lento trabalho de busca praticamente sem a esperança de encontrar sobreviventes, é com a possível chegada de uma tempestade tropical à área.

Muito embora destaque que as buscas sejam a prioridade no momento, a prefeita do condado de Miami-Dade, onde fica Surfside, assinou um termo dando seu aval à demolição, contudo sem sinalizar uma data para tal. As operações foram temporariamente suspensas na tarde de sábado, por conta da demolição.  

Equipes de resgate se preparam para vasculhar os escombros da torre Sul do condomínio Champlain Towers Foto: Michael Reaves / AFP 

Na sexta-feira, as operações chegaram a ser suspensas por conta do risco de desabamento de parte da estrutura que ainda segue de pé, mas a iminência da chegada da tempestade tropical Elsa, hoje no Caribe, antecipou os planos para derrubar o restante da torre Sul do condomínio Champlain Towers. O caminho da tormenta ainda é incerto, mas ele pode atingir em cheio a região na terça-feira — ela chegou a ser um furacão de categoria 1, mas foi rebaixada para a categoria de tempestade tropical neste sábado. 

Em entrevista coletiva, o prefeito de Surfside, Charles Burkett, declarou que a demolição pode começar a ser feita já neste domingo, e o governador da Flórida, Ron DeSantis, apontou que ela deve provocar apenas uma “pequena pausa” nos trabalhos a partir deste sábado.

— Destruir este edifício é algo seguro, ainda mais diante de uma tempestade e de todas as formas teríamos que fazê-lo — declarou DeSantis, afirmando ainda que todo o processo pode levar cerca de 36 horas.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Surfside, Charles Burkett, declarou que a demolição pode começar a ser feita já neste domingo - Foto: Reuters/Marco Bello

O temor das autoridades é de que a tempestade fragilize ainda mais as estruturas do edifício, colocando em risco as equipes de resgate e mesmo estruturas próximas. Além das ameaças representadas pelo prédio em ruínas, o chefe do corpo de bombeiros de Miami-Dade, Alan Cominsky, confirmou pelo menos seis casos de infecção por Covid-19 entre os resgatistas. Eles foram afastados do serviço e novos testes estão sendo realizados. 

Neste sábado, nove dias depois do desabamento parcial da torre Sul do condomínio Champlain Towers, os bombeiros encontraram mais duas vítimas, elevando a 24 o total de mortes confirmadas — na sexta-feira, foi resgatado o corpo de uma menina de sete anos, a terceira criança localizada até o momento. Entre os 121 desaparecidos está o menino brasileiro Lorenzo, de 5 anos, e seu pai ítalo-americano, Alfred.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES