Números de novas concessões do Bolsa Família no Piauí caem quase 100%

No mês de janeiro de 2020, apenas 86 novas famílias piauienses foram incluídas no programa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de concessões do benefício do Programa Bolsa Família caiu 98,28% no Piauí. Segundo Roberto Oliveira, gerente de Programas de Transferências e Benefícios Socioassistenciais da Sasc, a quantidade de benefícios liberados para o estado é bem menor que a quantidade de famílias que foram canceladas do programa.

“A tendência é agravar os problemas sociais”, diz o gerente, enfatizando que outros programas, como o Benefício da Prestação Continuada (BPC), o antigo Loas, e o contingenciamento de recursos por parte do governo federal, além da questão previdenciária, com várias pessoas com processo de aposentaria na fila de espera do INSS, acarretam problemas sociais e agravam a situação de famílias carentes.

Roberto diz que o Piauí melhorou os indicadores sociais e econômicos nos últimos anos. “De 2002 a 2012, o Piauí tirou mais de 750 mil pessoas da pobreza extrema. Mas ainda há pessoas que precisam do benefício do Bolsa Família”, diz Oliveira.

O gerente cita relatório do mês de janeiro de 2020, quando no Piauí apenas 86 novas famílias foram beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, enquanto que o Paraná foram concedidos 11.293 benefícios e o Rio Grande do Sul foram incluídas 11.886.

No relatório, em todo o Nordeste, em janeiro deste ano, foram concedidos 3.035 benefícios do Bolsa Família, enquanto, como  mostrado anteriormente, estados como Paraná e Rio Grande do Sul tiveram, cada um, mais de 11 mil novas famílias incluídas no programa e Minas Gerais, com mais de 17 mil.

Em audiência nessa quarta-feira (11), no Tribunal de Contas da União (TCU), o Consórcio Nordeste e o Consórcio Amazônia Legal fizeram uma representação formal ao órgão solicitando a adoção de medidas legais tendo em vista o não cumprimento por parte do governo federal da lei que trata da aplicação de recursos do programa Bolsa Família.

Durante encontro em Brasília com o presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, o presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa, relatou que, no mês de janeiro, o governo federal destinou apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família ao Nordeste, região que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Já as regiões Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões do programa.

O somatório das novas concessões realizadas para todos os estados do Nordeste é de apenas 3.035 famílias. Desse total, a Bahia foi contemplada com apenas 1.123 novas concessões e 59.484 famílias tiveram seus benefícios cancelados, de janeiro 2019 a janeiro 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES