Número de produtoras rurais cresce 66% no Piauí

Estado tem uma mulher para cada cinco produtores rurais, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira (25), os resultados definitivos do Censo Agropecuário 2017, que devem balizar as políticas públicas que têm caráter social e econômico pertencentes ao Governo Federal. Estados e municípios também devem usar os dados para nortear investimentos. No Piauí, o destaque vai para as mulheres produtoras, que cresceram 66% no período. Hoje, um a cada cinco trabalhadores rurais no Estado é mulher. 

O Estado do Piauí também apresentou desconcentração dos estabelecimentos agropecuários, saindo da 5ª colocação, dentre os mais concentrados do Brasil, para a 8ª colocação do chamado índice de GINI. Mesmo com uma melhoria na desconcentração dos estabelecimentos, em 2017 cerca de 6% dos estabelecimentos agropecuários detinham aproximadamente de 70% da área total. As áreas rurais com delimitação legal aumentaram em 30%. Este coeficiente diz respeito àqueles que possuem título definitivo de propriedade dos estabelecimentos agropecuários. 

Crédito: Efrém Ribeiro

Educação e envelhecimento

Embora o analfabetismo tenha reduzido em 6%, um dado alarmante: 42% dos produtores agropecuários do Piauí não sabem ler ou escrever. Cerca de 27% dos produtores no Piauí afirmam nunca ter frequentado a escola e apenas 2,42% deles chegaram a realizar curso superior.

Outro ponto importante é o envelhecimento dos produtores rurais. Em 2017, cerca de 65% deles tinham mais       de 45 anos.

Área técnica tem decréscimos

A orientação técnica aos estabelecimentos agropecuários cai mais de 45% no período de 2006 a 2017. A orientação  prestada pelos Governos aos produtores cai mais de 57% no período, mas mesmo assim ainda era responsável por 48% da assistência recebida naquele ano.

Apenas 1,35% da área dos estabelecimentos agropecuários recebeu irrigação e houve uma redução de 34,02% da área de lavouras permanentes, principalmente a do caju. Por outro lado, houve um aumento de 28,37% da área da lavoura temporária, ocupada principalmente com soja e milho.

Crédito: Efrém Ribeiro

Produção animal

De 2006 a 2017, houve uma redução dos rebanhos bovinos em cerca de 15%. Essa produção foi substituída por animais de médio e pequeno porte, em razão de apresentarem retorno financeiro mais rápido, como caprinos, ovinos, suínos e aves. Durante o mesmo recorte de tempo, a produção de ovos de galinha no Estado cresceu mais de 100%.

Maquinário x mão de obra

A maquinização da produção já abre-alas no Piauí. Caiu em cerca de 20% o quantitativo de pessoal ocupado na agropecuária, enquanto que o número de tratores cresceu mais de 32%. E, em 2017, a maior despesa dos estabelecimentos agropecuários no Piauí foi com agrotóxicos, que corresponde a 13,77%. Em 2006, a maior despesa havia sido com salários, enquanto em 2017 essa despesa foi a quarta maior.

Agricultura familiar no Piauí

A agricultura familiar era responsável por cerca de 77% do pessoal ocupado nos estabelecimentos agropecuários em 2017, além de responder por 81% dos estabelecimentos de produção vegetal. No entanto, apenas 12% do valor total da produção fica com as famílias, o resto cabe aos grandes produtores.

O mesmo ocorre com a produção animal. A agricultura familiar tinha 81% dos estabelecimentos, mas só detinha cerca de 49% do valor da produção. 

A agricultura familiar tem destaque no feijão, onde foi responsável  por cerca de 64% da quantidade produzida. Em termos de produção de galinhas, a agricultura familiar tem cerca de 81% dos estabelecimentos agropecuários, mas foi  responsável apenas por aproximadamente 15% do valor total da produção;

No que diz respeito à produção de caprinos, a agricultura familiar tem cerca de 82% dos estabelecimentos agropecuários e foi responsável  por aproximadamente 74% do valor total da produção. (L.A.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES