Número de voos e passageiros aumenta e reforça retomada do turismo

Índices vêm crescendo desde o início da retomada do setor, que vem com grande expectativa para a alta temporada

Aeroporto da capital pernambucana é um dos que vêm apresentando maior movimentação de passageiros e voos | Divulgação MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aeroporto da capital pernambucana é um dos que vêm apresentando maior movimentação de passageiros e voos

Após alguns meses registrando baixos índices de voos e de passageiros, o setor aéreo segue se recuperando e ajudando na retomada do turismo no país. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que do início da pandemia – abril - até o mês de novembro do ano passado, o número de passageiros circulando nos aeroportos aumentou mais de 11 vezes, saindo dos 838,4 mil e indo para 9,83 milhões. O índice, também, foi crescente em relação ao número de voos. De acordo com a agência, foram 85,2 mil pousos e decolagens contra 11,8 mil, no mesmo período.

Exemplo da franca recuperação pode ser observada no Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre. Segundo a empresa responsável pela operação do aeroporto, o número de passageiros saltou de 63.506 para 859.913, crescimento de 1.200%. Para dezembro, a previsão é de 12% de crescimento em relação ao mês anterior.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Pasta tem tomado medidas importantes para uma retomada responsável dos turistas pelo país sem deixar de lado a importância econômica do setor. “Temos trabalhado incansavelmente para garantir que o retorno aconteça de maneira segura para turistas e trabalhadores por meio do Selo Turismo Responsável, e o setor aéreo é uma de nossas prioridades”, disse.

Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo trouxe a expectativa de mais de 4,3 milhões de pessoas voando pelo país durante as festividades de final de ano. Entre os destinos mais buscados, seis estavam na região Nordeste: Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL) e Recife (PE). A capital pernambucana, inclusive, registrou uma alta de 12% no volume de passageiros no período. Outro aeroporto que vem registrando bons índices é o de Belo Horizonte. O terminal espera crescimento de 15% no número de passageiros e de voos em janeiro.

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura. Por meio do selo “Turismo Responsável”, iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor. A iniciativa estabelece protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura das atividades do setor tanto para turistas quanto para trabalhadores. O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros e pode ser obtido de maneira rápida e segura pelo site.

RETOMADA – Em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o movimento Retomada do Turismo. Trata-se de uma aliança nacional para acelerar a retomada do setor de forma responsável e segura, que reúne 32 instituições do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo.

O objetivo é reduzir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia de Covid-19. Para isso, estão sendo desenvolvidas um conjunto de ações e programas, que vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos, até obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES