Nutrólogo orienta como aumentar a imunidade em tempos de COVID-19

Manter uma alimentação rica em frutas e vegetais, que são alimentos ricos em vitaminas C e B e uma boa qualidade do sono estão entre as indicações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter um sistema imunológico forte pode ajudar a combater qualquer tipo de infecção. Para isso, é preciso ter uma dieta balanceada e praticar uma atividade física que ajude o organismo a se manter saudável. “Existem maneiras simples que podem ser feitas no ambiente doméstico e que ajudam a trazer benefícios para imunidade. Manter uma alimentação rica em frutas e vegetais, que são alimentos ricos em vitaminas C, B e que possuem muitos nutrientes antioxidantes, são fundamentais para uma boa condição de imunidade”, aponta Antônio Barros, médico nutrólogo do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) da Unimed Teresina.

O médico conta ainda que existem outros aspectos que precisam ser levados em consideração quando se fala em fortalecimento de imunidade. “É importante ter uma boa qualidade do sono. Respirar ar puro e procurar fazer exercícios respiratórios melhorar a capacidade respiratória e a oxigenação dos tecidos. Se expor mais a luz solar, diariamente entre 15 e 20 minutos, pois estimula a produção de vitamina D que é necessária para mantermos uma boa imunidade. Praticar atividade física é uma ação importante para manutenção da saúde física e mental”, destacou Antônio Barros.Foto - ReproduçãoAna Vitória Andrade, nutricionista do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) da Unimed Teresina, disse que para aumentar a imunidade do organismo é necessário adotar estratégias nutricionais. Segundo ela, não existe um alimento ou algum nutriente milagroso que evite a infecção de COVID-19. A orientação é ter uma alimentação balanceada para fortalecer o sistema imunológico e possibilitar que o organismo esteja preparado para enfrentar infecções.

“Nesse momento é preciso evitar dietas muito restritivas e ingerir alimentos ricos com o maior número de nutrientes. Existem alguns nutrientes específicos que dão uma força especial ao nosso sistema imunológico. De maneira geral nossa maior fonte de nutrientes são as frutas e verduras. O ideal é tentar ingerir de duas a três frutas diferentes por dia e saladas cruas e cozidas tanto no almoço quanto no jantar. Quando se fala em vitaminas e minerais destaque-se o zinco, que está presente em carnes de todos os tipos como bovina, suína, frango, peixe e derivados de animais, como ovos e leite. O zinco está presente também nas sementes oleaginosas como amendoins e castanhas, além de frutos do mar”, explicou Ana Vitória.

Outro mineral que também tem relação com o aumento da imunidade, ainda segundo Ana Vitória, é o magnésio. Ele está presente no feijão, em oleaginosas como nozes, castanhas e amendoins e em vegetais folhosos como espinafre e também no gergelim. O selênio é outro mineral importante e está presente principalmente na castanha do Pará. “Quero dar destaque ainda a duas vitaminas, sem tirar a importância das outras, mas destaco a vitamina A e C, pois elas têm muita relação com o aumento da nossa imunidade. A vitamina A está presente em alimentos de coloração alaranjadas como a cenoura, abóbora, laranja, tangerina e mamão. E está presente também na gema do ovo. Já a vitamina C está presente em frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, além de outras frutas como na acerola e na goiaba”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES