Nutrólogo orienta sobre consumo de vitaminas para imunidade

Veja opções cientificamente comprovadas para auxiliar sistema imunológico e dar boa disposição

Alimentos como peixes, castanhas, fígado e vegetais verdes são ricos em vitaminas | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de pandemia, as dúvidas sobre imunidade são cada vez mais frequentes na rotina clínica. Queixas sobre indisposição também têm se acentuado, visto que o sistema de home office tornou ainda mais evidente o acúmulo de tarefas domésticas com a jornada de trabalho e estudos. Diante deste cenário, é comum que as pessoas busquem alternativas para suprir estas carências sem orientação médica e acabem fazendo escolhas sem considerar quais são as opções cientificamente comprovadas.

"Com o início das aulas e o trabalho, remoto ou presencial, quem trabalha e estuda tem a tendência de sofrer um maior desgaste. As primeiras semanas irão exigir muito do corpo e mente, aumentando a sensação de cansaço e podendo causar déficits de atenção. Uma alimentação rica em vitaminas do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7 e 12), que atuam de maneira geral no organismo, é uma boa opção para combater esse desgaste", explica o Dr. Daniel Magnoni, nutrólogo.

Imunidade - Alimentos como peixes, castanhas, fígado e vegetais verdes são ricos em vitaminas do complexo B e ajudam a manter uma boa imunidade e equilíbrio do sistema nervoso. "A suplementação deve ser considerada para quem, por conta da correria, não consegue se alimentar corretamente. Nas gondolas existem diversas opções como comprimidos, cápsulas, gotas e xaropes. Há também uma nova geração, em gomas, que não exigem água para ingestão, são muito saborosas e oferecem a quantidade diária necessária de nutrientes de forma prática. Mas, vale ressaltar, que toda suplementação deve ser indicada e acompanhada por um médico", orienta o nutrólogo.

Getty Images

E para conseguir uma energia extra, o consumo de energéticos costuma ser a principal escolha, mas é preciso cuidado, pois, em excesso, causa contraindicações e pode acabar prejudicando a saúde cardíaca, principalmente os produtos com cafeína, que têm efeito estimulante e em altas doses aceleram os batimentos cardíacos, podem causar irritação estomacal, ansiedade, náuseas, entre outros efeitos.

Segundo Dr. Magnoni, há opções que melhoram a disposição sem sobrecarregar o sistema vascular. "Produtos à base de taurina, por exemplo, que já são encontrados no formato gomas, são boas opções para garantir uma energia extra, pois não é um estimulante, auxilia com as funções fisiológicas e traz outros benefícios para o corpo como imunidade e controle de colesterol", comenta o nutrólogo. "Além disso a taurina associada às vitaminas do complexo B são uma excelente opção para ter mais energia", diz.

Taurina - Devido às boas funções fisiológicas, tornou-se um ingrediente funcional muito utilizado em bebidas energéticas, que auxilia no desempenho esportivo e na recuperação após as atividades físicas. (1). Não é recomendado seu consumo associado a estimulantes de reconhecido impacto nas funções cardiometabólicas como, por exemplo, a cafeína, que tem vários efeitos colaterais como ansiedade, alterações no trato digestivo, insônia e alteração nos batimentos cardíacos, cefaleia, entre outros.

Vitaminas do Complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7 e 12) - Cada uma tem sua especificidade e maneira de atuação no organismo, mas, de forma geral, auxiliam com a absorção e ativação de nutrientes, atuam na proteção e no desenvolvimento de neurônios, formação de hemácias, que são as células vermelhas do sangue. (2), (3), (4).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES