O juiz que queremos

A Suprema Corte ganhará um grande juiz, que alia o amor pelo direito a um currículo digno de mestres e doutores

Liana Chaib | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Liana Chaib

Desembargadora

Pelos imensos corredores dos Tribunais não faltam magistrados ilustres, exibindo grandes conquistas, títulos e distinções que se acumulam, como se a medida do juiz residisse na extensão do seu currículo, ou na profundidade do seu conhecimento.

Diante de tanta celeuma em torno do “notável saber jurídico”, vem-me à memória a notável lição que o grande Mestre do Universo nos deixou: “ainda que eu tenha o dom da profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.”( 1 Coríntios 13:2)

A medida de um grande magistrado não se afere apenas pelo “notável saber jurídico”. Sim, o conhecimento é importante, mas não é o prato que mais pesa na balança da deusa Thêmis. O saber sem o sentimento de justiça, sem a retidão, sem a tolerância, sem a humildade, apenas adorna a aparência e cultiva a vaidade. Ah, como dito em Eclesiastes 1, “vaidade de vaidade, tudo é vaidade”!

Sim, não necessitamos de juízes que se escondem sob uma bela e pomposa toga, salpicada de pompons; que se envaidecem de proferir julgamentos recheados de grande erudição, mas que soam como sinos que retinem, ecoando, sob a capa do conhecimento,  o amargor de uma injustiça disfarçada de justiça.

Não, não queremos magistrados que, para ceifar a justiça e fazer triunfar sua verdade, usa de toda sorte de sofisma e de enorme conhecimento, ao invés de simplesmente “dar a cada um o que é seu”.

Precisamos de juízes, sim, que inspirem a fé em um amanhã promissor; magistrados que despertem no ser humano a esperança de ver suas dores e mazelas restabelecidas pelo sentimento de justiça.

Precisamos, sim, de juízes que conseguem ver que, por trás daquelas pilhas de papéis e documentos, pairam sonhos, esperanças, histórias de vida, daqueles que anseiam pelo recebimento da tão acalentada justiça.

Shakespeare nos traz uma belíssima reflexão sobre o que realmente torna grande o ser humano. Alerta-nos que o homem pode se tornar grande ou pequeno pelas suas atitudes, que se agigantam ou se encolhem aos nossos olhos; por suas ações e reações, expectativas e frustrações. Conclui ele, em seu poema, “O Tamanho das Pessoas”, que não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É sua desmedida sensibilidade!

Parafraseando Shakespeare: não é o tamanho do currículo, a quantidade de artigos escritos, os mestrados ou doutorados realizados que tornam o magistrado um GRANDE JUIZ.  É sua sensibilidade sem tamanho!  É a busca pela sabedoria, nem sempre presa na letra fria da lei, mas no sentimento que todos temos e que tremula no peito de cada um de nós: a busca pela realização da justiça!

A Suprema Corte ganhará um grande juiz, que alia o amor pelo direito a um currículo digno de mestres e doutores; que soma a necessária experiência à força de sua juventude; e que reflete a sensibilidade dos justos e a lealdade dos grandes de espírito. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES