O projeto Nova Ceasa foi eleito um dos 15 melhores projetos de PPP

Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, de 7 a 9 de maio, na Suíça

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez o Brasil vai ser representado institucionalmente por um Governo em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se do Fórum Internacional de Parcerias Público Privada - PPP, no qual o Piauí apresentará o projeto Nova Ceasa, de 7 a 9 de maio, em Genebra, na Suíça. O governador Wellington Dias e a superintendente de Parcerias Público Privada, Viviane Moura, estiveram em audiência com o consultor da ONU, Pedro Neves para tratar dos detalhes do evento, nesta terça-feira (24), no Palácio de Karnak.

O projeto Nova Ceasa foi eleito um dos 15 melhores projetos de PPP do mundo, pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). De acordo com Pedro Neves, a apresentação do governador do Piauí tem gerado muitas expectativas, pois o mundo precisa conhecer soluções onde se melhora em primeiro lugar a qualidade de vida das pessoas e que se protege o planeta e promove o crescimento econômico sustentável.

“A Nova Ceasa é um exemplo real disso. Consideramos que o Estado do Piauí tem uma política de PPP que é muito interessante e que pode ser copiada no Brasil e no mundo, dentro desta perspectiva que os governos e os mais altos governantes hoje ultrapassam desafios, mas é importante que hajam responsáveis que continuem trabalhando e implemente projetos de sucesso”, revelou o consultor.

A apresentação de um projeto no plenário da ONU significa um reconhecimento de que o Estado do Piauí conseguiu, ao longo desses últimos anos, melhorar significativamente a sua condição de desenvolvimento humano e isso reverberou na criação de um ambiente para que os investidores privados viessem melhorar a nossa infraestrutura. Para Wellington Dias receber a visita do consultor da ONU e participar desse evento, mostra que houve um amadurecimento da Parcerias Público Privada e que é uma solução possível para os problemas de água e esgotos, abastecimento na área de rodoviárias, fibras óticas e outros setores.

“Receber o convite para participar desse evento, onde 15 projetos foram selecionados por cumprirem as regras do milênio no desenvolvimento humano e social é uma honra e nos enche de grande responsabilidade. O momento também é de apresentar o nosso estado”, comentou o chefe do executivo estadual.

O consultor da ONU destacou que a Nova Ceasa coloca as pessoas em primeiro lugar e cumpre o interesse público social, humano, promovendo o desenvolvimento. “ O Piauí leva esta mensagem expressa, com a forma como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem crescido, apesar dos desafios. A apresentação da Nova Ceasa no Fórum Internacional destaca que outros projetos podem ser implementados. Essa também é uma oportunidade de chamar atenção de outros parceiros para outros projetos e fazendo também o convite para que outras nações possam conhecer e também implementar soluções sustentáveis. No Fórum Internacional, com a presença de representantes de todo o mundo, vamos partilhar as boas práticas, ouvir os testemunhos de como se evolui e aprender com as boas ideias, como no caso da Nova Ceasa”, comentou Pedro Neves.

A superintendente de Parcerias Público Privada, Viviane Moura destacou que as PPPs são uma ferramenta importante para desenvolvimento social e humano e que a Nova Ceasa foi selecionada por sua representatividade na melhoria da condição de vida das pessoas. “A partir dessa seleção e dessa apresentação no Plenário da ONU, o Piauí vai virar referência no mundo.  A pessoas precisam entender o quanto isso é significativo para o Piauí. É relevante por que demonstra que os projetos são bem estruturados e principalmente por que prima pelas pessoas”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES