O que propõe o projeto de lei que libera o plantio de cannabis?

Comissão especial da Câmara aprovou cultivo da planta para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais; permissão é restrita a empresas

cannabis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (8), a Câmara aprovou o projeto de lei (PL) 399/15 que autoriza o cultivo da planta cannabis para fins medicinais e industriais no Brasil. Com base no texto apresentado em 2015 pelo deputado Fábio Mitidieri (PSD) — que defendia a liberação da venda de medicamentos oriundos da cannabis —, o PL foi ampliado para incluir também o plantio do vegetal para os usos medicinal, veterinário, científico e industrial.

Isso não significa, no entanto, que você pode ter um pé de maconha em casa. Além de ainda ter que passar pelo Senado para se confirmar, a autorização é restrita para empresas que deverão ser acompanhadas de perto por órgãos sanitários.

Planta cannabis (Foto: divulgação)

Caso siga adiante, a legalização do cultivo da planta poderia acelerar a obtenção de remédios e diminuir os custos com a importação de extratos da planta, até agora disponíveis somente fora do território nacional.

Segundo o relator, Luciano Ducci (PSB-PR), a proposta vai ajudar famílias de pacientes que não respondem bem a medicamentos disponíveis no mercado atualmente. “Esse projeto trata de saúde, de reconhecer as propriedades terapêuticas desta planta, que já foram comprovadas cientificamente e que visam ajudar as pessoas, atuando no tratamento de suas dores, crises convulsivas, efeitos adversos de tumores agressivos e de doenças crônicas ainda incuráveis", disse em seu parecer.

Além disso, o PL apenas regulamenta uma lei que já existe, defende Ducci. A lei 11.343 de 2006, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, já previa que a União poderia permitir plantio e colheita de vegetais como a cannabis “exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas”, consta em parágrafo único do artigo 2º.

Agora, o texto inclui detalhes sobre condições técnicas e de segurança para o plantio, como a descrição de uma cota de cultivo com finalidade e demanda determinadas e o local de germinação das sementes e crescimento das mudas. Para as plantas da cannabis medicinal, por exemplo, as empresas podem somente utilizar uma casa de vegetação (estrutura semelhante a uma estufa). O perímetro das plantações deve contar com sistema de videomonitoramento e alarme, com proteção suficiente para impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

O texto aprovado também permite a produção e comercialização de medicamentos canabinoides em qualquer estado (sólido, semissólido, líquido e gasoso) e desfaz a necessidade anterior de que fossem esgotadas todas as opções para então recorrer aos canabinoides como última alternativa.

Para os deputados contrários à proposta, ela é perigosa do ponto de vista do acesso às drogas e se aproxima de um discurso de legalização da maconha. O PL dividiu a comissão exatamente em dois: dos 34 deputados presentes, 17 foram contrários e 17, favoráveis ao texto. Coube ao relator da comissão desempatar e aprovar a medida.

Sobre as críticas que têm o uso recreativo da maconha como foco, Luciano Ducci observou que a fabricação e comercialização de produtos fumígenos à base da cannabis seguem expressamente proibidas. “Não temos a menor intenção de viciar pacientes, nem contribuir para a destruição da família brasileira, muito menos fomentar o tráfico de drogas”, comunicou o deputado.

Uso industrial

Outra substância da cannabis incapaz de causar efeitos psicoativos devido à baixa concentração de THC é o cânhamo, cujos compostos podem formar materiais como fibra, celulose e resina, e auxiliar na fabricação de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Para Ducci, o cânhamo pode oferecer ao Brasil a entrada em um mercado mundial multibilionário, no qual diversos países já estão avançados. O PL prevê que o uso industrial da cannabis seja controlado e fiscalizado por órgãos agrícolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES