OAB- Pesquisa revela como está a saúde mental dos advogados do Piauí

Pesquisa revela perfil de saúde mental da advocacia do Piauí durante a pandemia

Pesquisa ouviu advogados da OAB-PI sobre saúde mental | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), instituição ligada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí , concluiu a primeira fase do programa LegalMente, onde revela que o estresse e ansiedade foram acentuados durante a pandemia de Covid-19, além de outros novos elementos, como a necessidade de adaptação ao trabalho virtual e a convivência com a insegurança e o temor pela própria vida e a dos entes queridos. 

O projeto, que tem objetivo traçar perfil detalhado sobre a saúde mental dos advogados da Capital e Interior piauiense, e promove ações de atenção psicológica específicas em benefício da classe, foi realizado pela  Bee Touch, mental healthtech que mensura riscos em empresas e instituições. 

Pesquisa ouviu advogados da OAB-PI sobre saúde mental 

O monitoramento ouviu 365 advogados e advogadas do Estado, entre outubro de 2020 e abril de 2021, e evidenciou, entre vários outros fatores, que 19% dos advogados e advogadas do Piauí (PI) possuem algum tipo de diagnóstico de saúde mental, destacando-se transtornos de ansiedade, como depressão, burnout ou síndrome do pânico, por exemplo.

COVID- 19 

 Já a Covid-19 teve impacto significativo na vida de 28% da população dos profissionais pesquisados, principalmente pela existência de familiar ou amigo próximo contaminado. Cerca de 66% disseram sentir efeito da pandemia sobre a profissão, seja pela necessidade de adaptação do trabalho remoto, ou seja pela perda do emprego. 

“Desde 2019, já tínhamos a questão da saúde mental da advocacia como um dos eixos basilares de gestão, por isso demos início a esse projeto. As informações coletadas neste projeto serão essenciais para que, a partir de agora, possamos pensar políticas específicas nesse campo, já que temos dados por região”, afirma a presidente da CAAPI, Andréia Araújo.

 MAPA DIGITAL 

De acordo com  Ana Carolina Peuker, coordenadora técnica do Legalmente, além de CEO e fundadora da Bee Touch, para uma gestão de saúde populacional efetiva, é necessário ter uma visão clara de quais são os riscos à saúde e bem-estar da população. 

“Com tantos dados, é possível elaborar um ‘mapa digital’ sobre a saúde física e mental da advocacia. Trata-se de uma ação científica para identificar problemas e as reais demandas de saúde dos advogados e das advogadas. Esse grande ‘diagnóstico virtual’ auxilia no planejamento de ações assertivas, contemplando necessidades com maior rigor e precisão”, detalha Peuker. Para a psicóloga, o objetivo central é melhorar a qualidade dos serviços e da rede credenciada de saúde oferecidos à advocacia do Piauí.

Psicóloga Ana Carolina Peuker é  coordenadora técnica do Legalmente

Sobre a Bee Touch

A Bee Touch é uma Digital Health Startup criada pela psicóloga, professora e pesquisadora, doutora em Psicologia, Ana Carolina Peuker, a psicóloga, especialista em psicologia clínica com ênfase em psicoterapia comportamental, doutora em Ciências Médicas Sibele Faller e o cientista da computação, Felipe Scuciatto que desenvolveram juntos, soluções disruptivas em saúde mental como a Avax Psi, primeira plataforma digital de avaliações psicológicas a partir de data science do Brasil. Acesse beetouch.com.br  e avaxpsi.com.br e saiba mais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES