mais

OAB- Pesquisa revela como está a saúde mental dos advogados do Piauí

Pesquisa revela perfil de saúde mental da advocacia do Piauí durante a pandemia

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), instituição ligada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí , concluiu a primeira fase do programa LegalMente, onde revela que o estresse e ansiedade foram acentuados durante a pandemia de Covid-19, além de outros novos elementos, como a necessidade de adaptação ao trabalho virtual e a convivência com a insegurança e o temor pela própria vida e a dos entes queridos. 

O projeto, que tem objetivo traçar perfil detalhado sobre a saúde mental dos advogados da Capital e Interior piauiense, e promove ações de atenção psicológica específicas em benefício da classe, foi realizado pela  Bee Touch, mental healthtech que mensura riscos em empresas e instituições. 

Pesquisa ouviu advogados da OAB-PI sobre saúde mental Pesquisa ouviu advogados da OAB-PI sobre saúde mental 

O monitoramento ouviu 365 advogados e advogadas do Estado, entre outubro de 2020 e abril de 2021, e evidenciou, entre vários outros fatores, que 19% dos advogados e advogadas do Piauí (PI) possuem algum tipo de diagnóstico de saúde mental, destacando-se transtornos de ansiedade, como depressão, burnout ou síndrome do pânico, por exemplo.

COVID- 19 

 Já a Covid-19 teve impacto significativo na vida de 28% da população dos profissionais pesquisados, principalmente pela existência de familiar ou amigo próximo contaminado. Cerca de 66% disseram sentir efeito da pandemia sobre a profissão, seja pela necessidade de adaptação do trabalho remoto, ou seja pela perda do emprego. 

“Desde 2019, já tínhamos a questão da saúde mental da advocacia como um dos eixos basilares de gestão, por isso demos início a esse projeto. As informações coletadas neste projeto serão essenciais para que, a partir de agora, possamos pensar políticas específicas nesse campo, já que temos dados por região”, afirma a presidente da CAAPI, Andréia Araújo.

 MAPA DIGITAL 

De acordo com  Ana Carolina Peuker, coordenadora técnica do Legalmente, além de CEO e fundadora da Bee Touch, para uma gestão de saúde populacional efetiva, é necessário ter uma visão clara de quais são os riscos à saúde e bem-estar da população. 

“Com tantos dados, é possível elaborar um ‘mapa digital’ sobre a saúde física e mental da advocacia. Trata-se de uma ação científica para identificar problemas e as reais demandas de saúde dos advogados e das advogadas. Esse grande ‘diagnóstico virtual’ auxilia no planejamento de ações assertivas, contemplando necessidades com maior rigor e precisão”, detalha Peuker. Para a psicóloga, o objetivo central é melhorar a qualidade dos serviços e da rede credenciada de saúde oferecidos à advocacia do Piauí.

OAB-  Pesquisa revela como está a saúde mental dos advogados do Piauí  - Imagem 2

Psicóloga Ana Carolina Peuker é  coordenadora técnica do Legalmente

Sobre a Bee Touch

A Bee Touch é uma Digital Health Startup criada pela psicóloga, professora e pesquisadora, doutora em Psicologia, Ana Carolina Peuker, a psicóloga, especialista em psicologia clínica com ênfase em psicoterapia comportamental, doutora em Ciências Médicas Sibele Faller e o cientista da computação, Felipe Scuciatto que desenvolveram juntos, soluções disruptivas em saúde mental como a Avax Psi, primeira plataforma digital de avaliações psicológicas a partir de data science do Brasil. Acesse beetouch.com.br  e avaxpsi.com.br e saiba mais

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail