OAB-PI realiza Presidência Intinerante na região sul do Piauí

O programa percorreu Corrente, Gilbués, Monte Alegre e Parnaguá

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de verificar a estrutura do Judiciário piauiense e as limitações dos advogados para o exercício da profissão, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou a primeira etapa do programa Presidência Itinerante na região do extremo Sul do Estado. Conduzida pelo presidente da Ordem, Chico Lucas, a ação percorreu as cidades de Corrente, Gilbués, Monte Alegre, Cristalândia e Parnaguá.

Ao longo de três dias, a ação observou, de perto, o funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Delegacia Regional e constatou a ausência de magistrados, estruturas inadequadas, falta de servidores e de equipamentos necessários à efetiva prestação jurisdicional.

Em Corrente, a Comitiva iniciou os trabalhos na segunda pela Justiça Federal. Contando com boas acomodações e bom número de funcionários, o juiz federal Jamyl de Jesus Silva iniciava a inspeção na sua vara. Digno de nota, a presença do magistrado federal na sua unidade judiciária às 08 horas da manhã de segunda. O juiz Jamil ainda elogiou a atuação da Ordem: “Ter a presença da OAB-PI no Sul é extremamente gratificante. Fico feliz em saber que podemos contar com a instituição para firmar parcerias em prol dos jurisicionados e dos advogados”, disse.

Ao visitar a sede do Ministério Público Federal (MPF), a Presidência Itinerante verificou excelente estrutura física; em contrapartida, a carência de servidores foi objeto de reclamações de advogados e servidores da Justiça Federal, sobretudo de um Procurador da República, já que existem apenas dois servidores lotados naquela unidade, sendo um analista e um técnico.

Em visita ao Fórum da Justiça Estadual, a comitiva não encontrou o juiz titular da Vara na segunda (06) e na terça (07), sendo recebida pelo magistrado apenas na quarta-feira (08). Advogados e cidadãos correntinos presentes reclamaram da falta de servidores. A Comarca de Corrente, apesar de ser de entrância final, não possui hoje oficial de justiça lotado. Há centenas de mandados e diligências a serem cumpridas.

Ainda na Comarca de Corrente, a Comitiva visitou o Juizado Especial Cível e Criminal e lá os dirigentes da OAB comprovaram uma das maiores reclamações dos jurisdicionados, a inassiduidade da titular da unidade. Nos três dias em que a Comitiva esteve na cidade, a magistrada não foi encontrada.

Além da Justiça Estadual, a OAB visitou a Vara do Trabalho, o Ministério Público Estadual e a Delegacia Regional. A Justiça do Trabalho possui estrutura ampla e adequada, os servidores aguardam apenas a nomeação de um novo juiz, que segundo eles, está previsto para o dia 14 de junho.

 Na sede do Ministério Público, não havia nenhum Promotor de Justiça presente nos dias visitados, segunda e terça.

Ao visitarem a Delegacia Regional, os representantes da OAB-PI detectaram a precariedade da estrutura física do local e o baixo efetivo policial, havendo apenas dois delegados para cobrir todas as cidades da Região.  

Ao visitar os Fóruns de Gilbués, Monte Alegre, Cristalândia e Paranguá, a Presidência Itinerante observou que todas as comarcas carecem de magistrados e servidores. Além disso, pela precariedade da internet na Região, percebeu-se que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) ainda será uma realidade distante.

 A escolha da Subseção de Corrente para a primeira etapa do projeto Presidência Itinerante deu-se também pelos pedidos do diretor do Conselho Federal da OAB, Ibaneis Rocha. “A passagem da caravana da OAB pelo sul do Piauí, tendo à frente o seu presidente Chico Lucas, põe a mostra uma realidade já conhecida de todos os moradores dessa tão importante região do estado - o total abandono do Poder Judiciário, a flagrante ausência de promotores, enfim a ausência de jurisdição, o que aumenta a já alarmante insegurança dos moradores do extremo Sul do Estado. Temos que juntos lutar por melhores condições para advogados e em especial dos jurisdicionados que clamam por justiça”. O diretor do CFOAB arrematou dizendo: “Conhecedor que sou da realidade, por ter com a Região Sul um vínculo muito forte, estarei ao lado da OAB-PI na cobrança de melhorias urgentes”.

“Não podemos permitir que isso perpetue. Para isso, vamos, por meio da Presidência Itinerante, percorrer todas as regiões do estado para verificar as estruturas do Judiciário e ouvir os reclames da advocacia, na tentativa de transformar a realidade do Piauí”, finalizou o presidente Chico Lucas.

Após a ação, a OAB-PI fará um relatório com todas as informações coletadas e encaminhará às autoridades competentes, a fim de que medidas sejam adotadas, objetivando a plena administração da Justiça no estado.

O presidente da Subseção, Ismael Paraguai, parabenizou a iniciativa da Ordem e ressaltou que a ação trará mudanças para região, proporcionando uma transformação para realidade do Judiciário no interior do estado. “Estou satisfeito em receber e acompanhar a Comitiva da OAB-PI numa ação de suma importância. Parabenizo a iniciativa da Instituição de conhecer, de perto, as limitações enfrentadas por nós advogados, bem como por toda a sociedade da região”, pontuou.                                   

Participaram da ação o diretor tesoureiro da OAB-PI, Lucimar Santos; o conselheiro seccional Diogo Caldas, o membro do Tribunal de Ética e Disciplina Antônio Carlos; a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Roberta Oliveira e os dirigentes da Subseção de Corrente André Rocha, vice-presidente; João Crisóstomo, secretário geral; Gabriela Nunes Viana, secretaria adjunta, além de advogados da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES