OAB Piauí e TRE-PI assinam Observatório de Candidaturas Femininas

O Observatório Nacional de Candidaturas Femininas tem o objetivo de fomentar a participação das mulheres na política e debater conquistas a serem alcançadas.

OAB Piauí e TRE-PI assinam termo parceria sobre Candidaturas Femininas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (28), a OAB Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) se reuniram para tratar de duas importantes pautas: a realização da parceria sobre o Observatório Nacional de Candidaturas Femininas e a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas Eleições Municipais 2020.

Representando a Seccional, reuniram-se com o Presidente do TRE-PI, Desembargador José James, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto; a Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Elida Franklin; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes; o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca de Souza; o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joaquim Santana Neto, e a membro da Comissão de Direito Eleitoral, Camila Riotinto.

OAB Piauí e TRE-PI assinam Observatório Nacional de Candidaturas Femininas

O objetivo do Observatório de Candidaturas Femininas, que já tem a OAB Piauí como parceira, é fomentar a participação das mulheres na política e debater conquistas a serem alcançadas. Celso Barros Coelho Neto pontuou sobre o papel institucional da OAB em encampar ações positivas em prol da temática. “A OAB Piauí compreende a relevância da pauta para a sociedade. Junto à Comissão, a instituição vem articulando e desenvolvendo ações que lutam pela defesa da maior participação da mulher na política”, disse.

A Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, enfatizou a importância da parceria. “A união com o TRE-PI visa fomentar, a partir de agora, a eleição de candidatas. É que interessante que proporcionemos mecanismos de reserva, acompanhamento, um canal para tirar dúvidas, além de fiscalizar a aplicação do Fundo Partidário e para que não tenhamos problemas com candidaturas ‘laranja’ de mulheres, fomentando, efetivamente, essas candidaturas”, frisou.

OAB Piauí e TRE-PI assinam Observatório Nacional de Candidaturas Femininas

Para a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, Dalva Fernandes, as ações conjuntas são indispensáveis para a efetivação do Projeto, que já tem alcance e atuações em âmbito nacional. “Essa parceria é muito importante, pois alinharemos ações conjuntas em prol das candidaturas femininas, sempre no sentido de auxiliar as candidatas para que façam política limpa e séria, conscientes dos seus direitos partidários”, disse.

A Advogada e Fundadora-Presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas no Piauí, Valéria Paes Landim, também comemorou a assinatura do termo. “Desde a sua criação, o Observatório tem a preocupação com todas as mulheres e sua relação consciente com a política. É chegada a hora de agirmos com foco em resultados para acelerar a participação e destacar o protagonismo das mulheres candidatas”, destacou Valéria Paes Landim.

Na ocasião, o Presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, recebeu positivamente os pedidos das Comissões. “Há uma realidade no Brasil em que se usam as mulheres como candidatas ‘laranjas’, então. é importante que a OAB venha somar esforços com o TRE-PI para orientar e acompanhar todo esse processo, para que, efetivamente, cada vez mais mulheres participem da política, com propósito de fortalecer a cidadania e a democracia brasileira”, disse, após assinar o termo de convênio com Observatório Nacional de Candidaturas Femininas.

As reivindicações em prol dos direitos das pessoas com deficiência são frutos de reuniões entre a OAB Piauí, o Tribunal e diversas entidades que trabalham a causa das pessoas com deficiência. Após estudos e vistorias, foram emitidos relatório de acessibilidade e Ofício sobre adoção de práticas que visem a conferir efetiva acessibilidade às pessoas com deficiência para as Eleições Municipais de 2020.

“Fizemos sugestões, como a realização de campanha publicitária divulgando como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem requerer votação em lugar com acessibilidade, a criação da figura do coordenador de acessibilidade nos locais de votação, a presença de atendentes em Libras e a garantia de transporte no dia das eleições. Dessa forma, torna possível facilitar o exercício do direito ao voto por essas pessoas”, explica o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Joaquim Santana Neto.

O Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Piauí, Emmanuel Fonseca, explicou que essas mudanças são necessárias e que a acessibilidade precisa ser uma realidade em todas as esferas. “Essas mudanças são essenciais para que as pessoas com deficiência tenham acesso à democracia por meio do seu voto. Confiamos que, depois dessa reunião com o TRE, tenhamos resultados efetivos”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES