OAB Piauí solicita à PMT prorrogação do prazo de pagamento do ISSQN

O ISSQN é um tributo recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal e é cobrado de empresas e profissionais autônomos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apesar de necessário, tem causado danos à economia local, em especial às atividades consideradas não essenciais. Neste sentido, a OAB Piauí, por meio da Comissão de Estudos Tributários, solicitou à Prefeitura de Teresina, nessa quinta-feira (26), a prorrogação do prazo de pagamento ou a moratória e/ou parcelamento de débitos declarados quanto ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O ISSQN é um tributo recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal e é cobrado de empresas e profissionais autônomos. O pedido requerido pela instituição visa minimizar os impactos da paralização das atividades sobre os teresinenses, especialmente considerando que o cenário atual é incerto, podendo ainda perdurar por vários meses.

Ascom

“Solicitamos a prorrogação do prazo de pagamento do ISSQN, que é uma ação de efeito imediato e não depende de aprovação de lei, podendo ser aplicada a débitos declarados e dívidas parceladas. Também colocamos como alternativa a moratória e/ou parcelamento de débitos declarados, para a suspensão do crédito tributário, mediante a aprovação de lei, conforme o artigo 97 do Código Tributário Nacional”, explica o Presidente da Comissão de Estudos Tributários, Maurício Cézar Araújo Fortes.

De acordo com o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, “a Seccional compreende que o município terá grandes desembolsos pela frente, tendo em vista os custos que deverão ser suportados para superar a crise. Por isso, defendemos que as medidas sejam limitadas aos contribuintes mais atingidos pela situação – especialmente as pequenas empresas – e que estes se comprometam em não demitir ou suspender os contratos de trabalho de seus funcionários”, disse.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES