mais

Obesidade na gravidez interfere no tamanho e peso do bebê

Engordar demais ao logo dos nove meses podem trazer complicações

Obesidade na gravidez interfere no tamanho e peso do bebê
rrr | rerr

A saúde em dia é um dos fatores fundamentais para quem deseja ter um filho. É imprescindível que a mãe esteja em perfeitas condições para gerar uma criança, por isso adotar hábitos saudáveis pode evitar uma série de complicações como: pré-eclampsia e diabetes gestacional. Ambos os problemas podem ser ocasionados pelo excesso de peso durante a gestação.

Segundo pesquisas recentes, engordar demais ao logo dos nove meses podem trazer complicações tanto para a mulher como para o bebê. O ginecologista e especialista em Reprodução Humana, André Luiz, explica que o aumento no peso pode afetar a criança tanto dentro da barriga da mãe como ao longo de sua vida. “A obesidade é um dos fatores de partos prematuros, além disso pode trazer problemas  no sistema cognitivo e doenças cardíacas no bebê”, conta o médico.

Outra situação preocupante é quando a mulher já sofre de obesidade antes da gestação. De acordo com pesquisa publicada pela revista científica JAMA Pediatrics, o peso da mãe influencia no crescimento do bebê até a 18° semana de gravidez.

O especialista explica que nas primeiras semanas o bebê cresce lentamente e está mais exposto a problemas. “O crescimento da criança nesse primeiro momento depende do corpo da mãe. O bebê de uma mulher que sofre de obesidade fica mais exposto a problemas de circulação e recebimento de substâncias essenciais para seu desenvolvimento Por isso eles estão mais propensos a terem problemas cardiológicos e asma, por exemplo”, diz o ginecologista.

Equilibrar o peso antes de decidir engravidar é importante para uma gestação tranquila. O médico André Luiz aconselha as mulheres a terem hábitos saudáveis antes e durante o processo. “A alimentação é um fator importante para a saúde no geral. Logo é essencial que a futura mãe se alimente bem e pratique exercícios físicos, para garantir uma boa saúde para ela e o filho”, finaliza.

 



Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail