Objeto de 24 mil anos achado no PI pode mudar a história do homem americano

Ferramenta de pedra é indício de que houve ocupação humana na América do Sul há mais tempo do que dizem as teorias atuais

Escavações na Pedra Furada em São Raimundo Nonato | Foto: Mario Pino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Missão Franco-Brasileira de Arqueologia no Piauí decobriram uma ferramenta de pedra de 24 mil anos que pode mudar o que se pensava sobre quando os humanos modernos chegaram pela primeira vez à América do Sul. 

O achado está entre os 2,2 mil artefatos encontrados no Vale da Pedra Furada, sítio arqueológico localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara.

As descobertas foram registradas na revista acadêmica PLOS ONE em março, embora as escavações tenham ocorrido em 2016. A equipe internacional de autores trabalha já há 10 anos explorando dezenas de sítios arqueológicos no parque nordestino, segundo o site Ancient Origins.

Ferramenta de pedra de 24 mil anos encontrada no Vale da Pedra Furada, no Piauí (Foto: Eric Boëda et.al) 

Segundo reportagem divulgada pela Revista Galileu, a ferramenta de pedra encontrada no local mede 21 por 18,5 centímetros (cm) e tem 2,9 cm de espessura. Ela foi fabricada com um tipo de rocha chamada arenito siltoso. A matéria-prima é incomum se comparada aos demais artefatos encontrados, que são de quartzo ou quartzito.

Além disso, o objeto foi trabalhado com técnicas que eram até então desconhecidas nos sítios arqueológicos paleoamericanos. E a descoberta é um sinal de que houve ocupação humana na América do Sul antes do que se pensava, durante o Último Máximo Glacial, há aproximadamente 26 mil anos.

Ferramenta de pedra encontrada no local mede 21 por 18,5 centímetros (cm) e tem 2,9 cm de espessura (Foto: Eric Boëda et.al ) 

De acordo com Eric Boëda, um dos líderes da pesquisa, a função da ferramenta ainda permanece enigmática. “Talvez seja um objeto de uso simples ou, mais provavelmente, um objeto com uma função simbólica. Isso explicaria, ao mesmo tempo, sua singularidade entre os conjuntos de ferramentas da camada arqueológica a que pertence, e o fato de não o termos encontrado em outras camadas de outros sítios”, analisa, em comunicado.

O pesquisador explica que as fabricações da região, durante o período geológico Holoceno, tinham normalmente como base rochas duras e resistentes, como basaltos, andesitos e dacitos. Ou ainda pedras metamórficas ou sedimentares. Mas apresentavam traços típicos de desgaste – o que não é o caso da ferramenta de pedra.

O artefato é do período Pleistoceno, que antecede o Holoceno. Várias evidências de ocupações humanas dessa época estão no sítio arqueológico do Vale da Pedra Furada. As populações que viveram nesse tempo longínquo fabricavam um conjunto variado de ferramentas, o que indica que existiu uma cultura material rica por lá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES